quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Blitzkrieg

Ação-relâmpago contra ocupantes de terra. Helicóptero, tropa de choque, policiais civis, policiais rodoviários federais, tudo mobilizado em poucas horas e no mesmo dia em que as 80 famílias de sem-terra ousaram ultrapassar a porteira da fazenda Itaqui, na BR-316, próximo de Castanhal, em cuja área se encontram há dois anos.
O mandado de reintegração foi concedido em tempo recorde. Nada poderia obstar a atuação "pedagógica" das forças policiais, interessadas em "desestimular" novas "invasões".
A eficiência da tropa apenas contrasta com a lerdeza irritante quando se trata de coibir os muitos crimes praticados por aqueles que detêm - por meios geralmente fraudulentos - o sacrossanto título de propriedade. Da mesma forma, o estilo SWAT jamais foi utilizado para apurar e desbaratar com presteza os consórcios do crime que agem a solta em praticamente todas as regiões do Estado, escrevendo com o sangue das vítimas as macabras listas dos marcados para morrer.
Para completar o "show", os sem-terra foram obrigados a um procedimento humilhante: todos foram fotografados, para que posteriormente a operosa polícia possa identificar os "líderes" e processá-los por "esbulho possessório" e roubo. Sim, por roubo. É que sumiram todos os lençóis e algumas toalhas do caseiro...
Tal qual Mac Navalhada, personagem célebre da Ópera dos Três Vinténs, de Kurt Weill e Bertold Brecht, prestes a ser enforcado, parece ser a hora de lembrar: "Assaltar banco é pequena delinqüência comparado a fundar um banco".

Nenhum comentário: