domingo, 17 de fevereiro de 2008

Chafariz escandaloso

Chafariz é uma palavra de origem árabe. Provém de sihrídj 'cisterna, tanque', como ensina o Houaiss, pai de todos os burros. Desde 1392 penetrou na língua portuguesa (çafarege, caffarege, chafariz) e está aí até hoje significando "fonte com uma ou mais bicas por onde corre água, na maioria das vezes fazendo parte de um conjunto arquitetônico". Quem passa pela Almirante Barroso e se defronta com as instalações do Centro de Ensino Técnico e Tecnológico do Pará (Cefet), transformado repentina e espetacularmente numa lucrativa fábrica de concursos públicos do governo do Estado, não tem motivos para ficar tranqüilo quanto à lisura dos certames, depois da enxurrada de denúncias acumuladas nas últimas semanas. Aquilo virou um enorme chafariz de escândalos.
O comentário de um muito bem informado leitor anônimo na caixinha do post "Credibilidade em frangalhos", pela riqueza de informações, oferece muitas pistas para quem queira se dedicar a um necessário trabalho de arqueologia em defesa do dinheiro público.

Diz o Anônimo das 8:17 de hoje:

"Ora, essa história de dizer que o CEFET não tem experiência em concursos não cola... senão, vejamos:1. Logo que o atual diretor-geral assumiu o CEFET, houve um grande concurso para contratação de professores para o quadro efetivo da instituição.2. Na lista de aprovados deste concurso, figuravam pelo menos sete candidatos com vínculos e relações pessoais diretas com a direção e seus apaniguados.3. Havia mulher de professor, sobrinho de diretor, filho de funcionário, funcionários do próprio CEFET, o marido da amante de um dos diretores, enfim, um verdadeiro concurso.4. Um tópico especial deve ser dedicado a uma candidata que, somente graduada, com um documento falso para comprovação de pós-graduação, venceu experiente professor doutor em prova de desempenho. Infelizmente, o CEFET não teve a honra de desfrutar por muito tempo a sapiência desta senhora. Assim que o atual governo estadual se instalou, ele foi providencialmente removida para assumir um cargo de direção em uma Secretaria de Estado.5. Como já faz algum tempo da realização deste concurso, minha memória já começa a falhar. Portanto, passemos para o próximo concurso, também realizado para a contratação de professores efetivos, mas desta feita para o interior.6. Para não fugir a regra, dois filhos do diretor-geral foram aprovados, a esposa de um subordinado, uma leal servidora técnico-administrativa e mais um bate-pau da direção.7. Agora, o que é mais interessante é que todo esse povo trabalha aqui em Belém, a despeito de terem sido contratados para suprir as necessidades do quadro de professores das UNEDs no interior do Estado.8. Não vou afirmar isso para não ser leviano, mas comenta-se intramuros que algumas dessas pessoas ainda recebem diárias para permanecer aqui em Belém. Não sei se é verdade...
9. Para finalizar, há bem pouco tempo atrás, mais um concurso organizado pelo CEFET. Aliás, desta vez, já organizado pela Fundação Ctrl-C + Ctrl-V. Nesse concurso, para mostrar que as coisas já haviam mudado, da lista de aprovados, que eu conheça, pelo menos de relevância, somente a nora do diretor-geral.10. Enfim, esse argumento estapafúrdio de que o CEFET não tem experiência em concursos não tem fundamentos. Parece mais choro de derrotados, incompetentes mesmo, pessoas que não tem no sobrenome aquele artefato que jorra água, colocado no plural.Esperemos para ver no que vai dar. Só não vale dizer que a Auditoria Interna do CEFET está trabalhando no caso. Aí é maldade demais para com os candidatos".

Nenhum comentário: