domingo, 10 de fevereiro de 2008

Mal traçadas linhas

Convenhamos, Simão Jatene (PSDB) jamais poderá reclamar do tratamento que recebeu e ainda recebe de O Liberal, principal veículo das Organizações Romulo Maiorana (ORM). Que outro jornal dedicaria, numa edição dominical, 1783 palavras, em página inteira e com gentil chamada na capa, para que ex-governador tivesse toda a liberdade para espinafrar, verborragicamente, os atuais ocupantes do Palácio dos Despachos?
Lógico, tudo é feito com mal disfarçada elegância, como se fosse um humilde gesto de defesa contra as supostas agressões que vem sofrendo nas últimas semanas.
Como peça de defesa, a carta de Jatene não chega a convencer. Mas, no fundamental, perde-se uma excelente oportunidade para entrar no cerne das questões e explicar, por exemplo, como seu governo permitiu que o consórcio Camargo Corrêa e Shaim Engenharia, responsável pela construção dos hospitais regionais, realizasse um escandaloso superfaturamento de muitos milhões de reais, num pacote de obras que sofreu um aditamento de R$ 134 milhões, equivalente a 104% do valor originalmente contratado. E pior: alguns desses hospitais foram entregues incompletos e com uma enorme coleção de problemas e irregularidades.
Assim, a imprensa paraense segue no caminho da partidarização, vendendo propaganda (de péssima qualidade) como se fosse notícia.

4 comentários:

Anônimo disse...

O que mais aflorou no testemunho do Jatene foi o fato de após 12 anos de governo da União do Pará, capitaneado pelo PSDB, nenhum hospital foi concluido e colocado em operação.

Anônimo disse...

A César o que é de César: o hospital Metropolitano e o regional de Marabá foram concluídos e estavam funcionando quando o governo Ana Júlia assumiu. Já os hospitais de Santaraém, Redenção e Altamira, esses sim, foram inaugurados sem funcionar. Aliás, o de Santarém, mais de um ano depois, ainda está funcionando meia-bomba: só exames e tratamentos de urgência. Mas já é palco de denúncias de superfaturamento por parte do Miistério Público.
Quanto a Carta Aberta, uma constatação: agrada os simpatizantes e desagrada a oposição.

Anônimo disse...

Realmente a carta do Jatene não convenceu.Mas também em nada convence este governo da Ana Júlia.Afinal, depois de um ano e tantas auditorias nas contas do governo tucano, não foi feita nenhuma denúncia sobre o contrato com as empresas citadas. Aliás, pelo que se sabe,a Camargo Correa oferou uma grande contribuição à campanha de Ana Júlia.É só confirmar no site do TRE.

Anônimo disse...

CARO ALDENOR JR
Com relação a superfaturamento nas obras dos hospitais não posso lhe garantir se houve ou não,porém com relação a supostas irregularidades na entrega da obra posso te garantir que não ocorreu nada de errado, pois acompanhei passo a passo o desenrolar dos fatos.Houve sim tentativa de tumultuar e desvirtuar o funcionamento do hospital pelos novos ocupantes do poder,diversas tentativas de ofertas não republicanas,declarações de autoridades sonhando com nacos da quele hospital e muita perseguição aos que se opunham a isso.Olha conheço hospitais espalhados por esse Brasil a fora e te garanto a não ser no sul maravilha encontramos semelhante,e acho que a população daquela região merece sim poder ter a sua disposição aquele espetáculo.Tenho por obrigação te dar algumas informações a respeito do hospital de Santarém: 1 O hospital já poderia e deveria estar funcionando desde março do ano passado pois estava pronto,equipado e com profissionais qualificados contratados 2 Ficou comprovado o real interesse dos que queriam desesperadamente a posse do hospital com a dezena de dispensas de licitações que ocorerram ,atigindo valores superiores a 13 milhões para contratação de serviços como lavanderia, cozinha,manutenção do jardim e outra mais para serviços em um hospital fechado, sendo estes gestores acusados pelo MPF de fraude e desvio de verbas públicas ocasionando paulatinamente a queda de toda a cúpula da Sespa ao longo desse ano 3 Tenho a ti dizer que chegamos ao absurdo de que ao longo deste ano a Maternidade do Povo empresa ao qual eu dirigo ter enviado ao gabinete do ex secretário Halmélio Sobral 3 eu disse 3 ofícios solicitando o número da conta onde poderiamos devolver mais de 500 mil dos 880 repassados a OSS e não utilizados,e te digo até hoje não recebemos resposta e o dinheiro continua depositado numa conta da maternidade.Agradeço a oportunidade de dar esses esclarecimentos aos teus leitores.
PS: Sou leitor diário do teu blog e quero te parabenizar por preciosas informações.

abraços BRENO MONTEIRO