quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Réu, sim senhor

Risível, para dizer o mínimo, a nota da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Belém, distribuída à imprensa hoje à tarde, afirmando que partiu de uma solicitação do próprio prefeito Duciomar Costa (PTB) a "audiência" que terá com o desembargador federal Cândido Ribeiro, a ser realizada na manhã desta quinta-feira, 14, em Brasília. É como se ele fosse fazer uma visita de cortesia ao prédio do Tribunal Regional Federal (TRF-1). Nada mais distante da realidade. O prefeito de fato solicitou, via fax, que ele pudesse ser ouvido em Brasília e não em Belém, como estava previsto, na tentativa de atenuar a repercussão evidentemente negativa de estar sendo intimado a um interrogatório na desconfortável condição de réu. Réu em uma Ação Penal Pública (2006.01.00.036879-9), solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) e aceita pela Justiça Federal, que enxergou indícios suficientes da prática de vários delitos, entre os quais o Crime de Responsabilidade previsto no Decreto Lei 201/67.
Para refrescar a memória: Duciomar é acusado do desvio de quase R$ 2 milhões de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), que deveriam reforçar as ações e serviços de vigilância epidemiológica e sanitária, mas acabaram desviadas para a aquisição de cerca de 50 veículos para a Guarda Municipal (GBel), em 2006. Além da queda, o coice: depois de desviar a finalidade dos recursos, o governo municipal ainda tentou fraudar a fiscalização realizada pelo Ministério Público Federal, modificando a pintura dos carros e motos. O esforço, entretanto, foi em vão. Os peritos federais recolheram provas definitivas da adulteração.Se condenado, Duciomar Costa estará sujeito a cumprir pena de até três anos de detenção, deverá perder o cargo e ainda ficar inabilitado para o exercício de função pública por um longo período.
Numa palavra, um escândalo de proporções amazônicas. Aí entrou em ação a máquina de propaganda custeada com recursos públicos e apelar para a boa vontade dos veículos de comunicação para diminuir ou mesmo neutralizar a repercussão negativa. Já se ouve o tilintar de caixas registradoras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse Duciomar já causou muita vergonha ao povo de Belém. Resta saber se o povo também terá vergonha de mandá-lo pastar em outra freguesia.