domingo, 2 de março de 2008

Barbearia federal

Obras milionárias costumam ser sinônimo de acirrada concorrência entre as empreiteiras. Certo? Errado, pelo menos quando se trata de um pacote de quase de R$ 52 milhões de reais para a execução de obras de urbanização, saneamento e habitação na comunidade Taboquinha, no distrito de Icoaraci, onde vivem 1.410 famílias, em Belém, integrando o tal PAC do Saneamento.
Apesar de dez empresas terem adquirido o edital, apenas um consórcio compareceu com a proposta de técnica e preço, ficando automaticamente e sem disputa com essa cobiçada obra. Estranha desistência que pode indicar combinação entre as empreiteiras, que previamente dividem os lotes de obras entre si, fraudando a concorrência.
O consórcio vencedor, formado pela Atan Engenharia Ltda, Estrutura Engenharia e Construções Ltda. e pela Construtora L. J. A., esta na condição de empresa líder, não teve muito trabalho para abocanhar o contrato milionário, cuja assinatura da ordem de serviço ocorreu nesta semana em um comício com a presença da governadora Ana Julia e do prefeito Duciomar Costa.
Um detalhe que não passou despercebido: a L.J.A, muito embora desconhecida no Pará, seria de propriedade de um sócio de paraibano Zuleido Veras, o ex-todo-poderoso dono da construtora Gautama, flagrado em fraudes milionárias em licitações públicas e preso pela Polícia Federal durante a operação "Navalha".
Como se vê, as obras do PAC no Pará já parecem fadadas a produzir escândalos. Em série, para não fugir à regra.

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual é numero do edital, Aldenor? E se possível do convênio. Pra podermos analisar com cuidado a licitação.
Obrigado!

Aldenor Jr disse...

Caro e cuidadoso anônimo das 18:46,

Aí estão as informações solicitadas. Boa análise.
E volte sempre.

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31115 de 26/02/2008

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E REGIONAL
COMPANHIA DE HABITAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ



INTIMAÇÃO DE JULGAMENTO


CONCORRÊNCIA Nº 08/2007 – Contratação de empresa de engenharia para Execução de Obras de Urbanização, Saneamento e Habitação do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, que incluem: Implantação de infra-estrutura urbana (sistema viário, rede de drenagem pluvial rede de energia elétrica / iluminação pública e equipamentos urbanos de esporte e lazer), construção de unidades habitacionais, infra-estrutura de saneamento, sistema de abastecimento de água (adução, reservação distribuição e ligação domiciliar), sistema de esgotamento sanitário, elevatória, ligações domiciliares e Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, da área denominada comunidade Taboquinha, localizado no Distrito de Icoaraci, no Município de Belém, neste Estado

Empresa vencedora: CONSÓRCIO TABOQUINHA (ATAN ENGENHARIA LTDA/ESTRUTURAENGENHARIA LTDA/CONSTRUTORA LJA) que apresentou proposta comercial no valor global de R$ 51.869.355,10 (cinqüenta e um milhões, oitocentos e sessenta e nove mil, trezentos e cinqüenta e cinco reais e dez centavos)

Demais empresas classificadas: não houve

Belém, 22 de fevereiro de 2008.

Comissão Especial de Licitação