quarta-feira, 5 de março de 2008

Muito riso. Pouquíssimo siso

O cenário foi especialmente montado para a ocasião. Câmeras, luzes, microfones, tudo a serviço da transformação do factóide em notícia. E, se Deus mandar bom tempo, dentro de alguns anos, a notícia talvez vire fato. Assim foi o "anúncio" da construção de uma siderúrgica da Vale (?) no Pará, comunicada, em pleno Palácio do Planalto, pela governadora Ana Julia (PT), requentando o que há semanas vinha sendo vazado através da imprensa.
O investimento, que poderá ser da Vale ou de um de seus "parceiros", seria de R$ 5 bilhões, mais R$ 1,5 bi do próprio governo federal em infra-estrutura. Pintou-se a redenção das mazelas do povo do Pará, salvo na hora do gongo pelas mãos piedosas da grande-irmã, que finalmente estaria sinalizando a era da "verticalização" das riquezas minerais do Estado.
Alguns detalhes chamaram a atenção. Nenhum executivo da Vale participou do "comunicado", e Roger Agnelli, o chairman da empresa, estava na audiência. Nenhum ministro também se dignou a corroborar a versão que a governadora estava apresentando. Tudo ficou assim mesmo, vazio, desprovido de detalhes, sem prazos, sem procedimentos operacionais definidos, enfim. Jogada de marketing marcado pelo improviso.
Nem as "pré-condições" expostas na semana anterior pelo executivo da Vale, Tito Martins, vieram à tona. Ele havia condicionado o empreendimento - "a ser captado pela Vale entre um de seus parceiros" - a existência de "infra-estrutura (eclusas, energia)", escoamento através do futuro porto de Espadarte e "agilização das licenças ambientais", uma forma educada de exigir que o Brasil desmoralize de vez sua legislação ambiental, permitindo indústrias sujas e transferindo o passivo socioambiental à sociedade.
Houve evolução no quadro, com a retirada das condicionantes, ou apenas não se quis azedar a festa preparada para o anúncio "político" da governadora?
De tudo, uma certeza. Está se projetando apenas a repetição do mesmo modelo, edulcorado aqui e ali, com mais promessas. A Vale não se vê pressionada a fazer nenhuma concessão digna de nota. Continua senhora absoluta do destino de sua maior província mineral. Província como nos tempos romanos com seus cônsules dóceis aos desígnios do império.

Nenhum comentário: