sexta-feira, 11 de abril de 2008

Colegas, o outro lado, por favor

As matérias sobre a mobilização dos garimpeiros e camponeses em Parauapebas, sudeste do Pará, primam pelo anti-jornalismo. São peças de ataque aos movimentos sociais, reduzidos a estereótipos grotescos e apresentados como expressão do que há de mais retrógrado e ofensivo a um etéreo "Estado de Direito". Na enorme maioria das reportagens - na TV ou nos jornais impressos - os manifestantes não são ouvidos, suas reivindicações não são apresentadas e sabe-se de suas intenções sempre pela boca de seus detratores. Em contrapartida, a Vale do Rio Doce ou outros segmentos empresariais têm todo o espaço para destilar o preconceito e a discriminação contra os pobres.
Está sendo composto um quadro desenhado com as cores da criminalização das eventuais manifestações populares previstas para os próximos dias, abrindo alas para que desabe sobre elas a pesada mão do Estado. Há, em verdade, um incitamento expresso neste sentido, quando se associa, à exaustão, a imagem do movimento com a baderna e com atos da mais pura violência. Aposta-se numa estratégia de intimidação, fazendo pouco caso sobre as eventuais conseqüências de uma intervenção despropositada das forças policiais, mobilizadas com centenas de efetivos, para proteger o patrimônio de uma empresa que não cansa de repetir seu caráter privado. Enfim, um caso exemplar de terrorismo midiático.

Um comentário:

Anônimo disse...

Brasil - Manifesto da Mídia Livre
Adital -
No dia 8 de março deste ano 42 jornalistas estiveram reunidos em São Paulo, debatendo a situaçào da mídia nacional e latino-americana. As conclusões não foram novidades: a maior parte da mídia de grande circulação é oligárquica, conservadora, e segue uma pauta ditada pelo Consenso de Washington, que se provou um fracasso no mundo inteiro. Mas essa mídia teima em esconder esses fatos e essa pauta.
Em contra-partida, os jornalistas e'trabalhadores da mídia reunidos em 8 de março esboçaram uma agenda de discussão a ser encaminhada a todos os setores - incluindo o setor público - sobre a situaçào da mídia no Brasil. O resultado é o texto encaminhado para discussão, que aqui se lê, e que será debatido no I Fórum Mídia Livre.
http://www.adital.org.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=32539