sexta-feira, 4 de abril de 2008

De costas, sim, mas para a decência

Um gesto simbólico que diz tudo: o desembargador Leonardo Tavares - um dos 15 votos a favor da impunidade da juíza Clarice Andrade - ficou de costas para Ângela Salles, em sinal repúdio ao discurso que a presidente da OAB-PA proferiu durante a posse do novo desembargador Leonam Cruz. A cena insólita ocorreu ontem e gerou enorme constrangimento. Não tão profundo e extenso quanto a repercussão negativa que o Judiciário paraense colheu depois da vergonhosa decisão adotada por seu Colegiado Pleno, que agora poderá ser reformada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ficar de costas durante uma solenidade oficial, convenhamos, é uma atitude amolecada, mas que combina perfeitamente com a desfaçatez dos que se julgam acima de qualquer crítica ou controle social.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aldenor, quem assistiu a sessão do Pleno ficou estupefato de ver a arrogância da maioria dos desembargadores, quase todos quando foram proferir o voto faziam questão de dizer (as notas taquigráficas da sessão podem comprovar) que não tinham medo do CNJ, muito menos da opinião pública. Grande parte deles acusou a mídia local e nacional da culpa pela divulgação da violência contra a adolescente. Muitos chegaram a dizer que eram servidores públicos, pois eram magistrados regidos por lei específica, a Lomam. Só esqueceram de completar, meu caro blogueiro, que apesar de não se acharem servidores públicos, são pagos com dinheiro público, aliás, absurdamente muito bem pagos.
Realmente, o Judiciário é pior poder deste País. Consegue ser muito pior que o Legislativo e muito corrupto e corporativista.

Só resta acreditar na justiça divina.

Um grande abraço, continue com seu blog que é 10.