sexta-feira, 25 de abril de 2008

Eldorado forever

Passados 12 anos, apesar do manto de silêncio em torno dos mandantes, o massacre de Eldorado do Carajás continua repercutindo, agora na arena internacional. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) encaminhou carta de repúdio à Fundação Konrad Adenauer, ligada aos democrata-cristãos alemães, à presença do ex-secretário de Segurança Pública do Pará, Paulo Sette Câmara, numa das mesas do IX Simpósio Alemão-Brasileiro que terá como temática “Segurança Pública e Sociedade Democrática no Brasil e na Alemanha", que se realiza em Berlim, desde ontem (24).
A razão do protesto é simples: Sette Câmara foi quem retransmitiu ao comando da Polícia Militar a ordem do governador à época, o tucano Almir Gabriel, de que a PA-150 fosse desobstruída à força naquele fatídico 17 de abril de 1996.
Pelos tortuosos caminhos da Justiça, tanto Sette Câmara, como Almir Gabriel e o então comandante da PM, coronel Fabiano Lopes, escaparam ilesos de indiciamento no processo, neste episódio macabro em que 19 trabalhadores rurais foram fuzilados e ninguém - ninguém mesmo - está preso até hoje para pagar pelo crime.

Nenhum comentário: