quarta-feira, 23 de abril de 2008

É pau. É pedra

A Polícia Militar agiu com violência para dissolver o protesto dos moradores contra as mudanças no trânsito de duas importantes vias de Belém, na manhã de ontem. Utilização de força além do necessário e falta de vontade para construir um caminho de diálogo com os manifestantes. Tudo para defender uma intervenção estabanada e autoritária do governo Duciomar Costa (PTB), que revela, como sempre, um absoluto desprezo à participação popular nas decisões municipais.
Triste papel para um governo que tenta, aos tropeços, afirmar uma marca que lembre, mesmo que de longe, algum projeto popular. E, à noite, no Jornal Nacional, entre uma e outra desgraça, lá estavam as imagens da tropa de choque lançando bombas de efeito moral sobre os manifestantes. Propaganda negativa no momento em que se tenta afirmar o Pará como uma "Terra de Direitos".

10 comentários:

Silvio Gustavo disse...

Caro Aldenor, esse seu post é totalmente motivado politicamente.
O que esse povo estava querendo ao ir pra avenida protestar?? Apenas reivindicar que agora "ficou muito longe" para pegar os onibus? Será que alguém vai morrer por andar um quarteirão a mais? Agora me diga, o que um bando de marmajos estava fazendo as 10h da manha na avenida protestando se podiam muito bem estar trabalhado, eu estava, e estou, não tenho tempo de sobra como esse bando de vagabundos que não se dão a trabalho de procurar emprego. Agora se fosse possivel fazer um levantamento, veja quantos "oportunistas" estavam lá só para participar da confusão? Quantas daquelas pessoas que estavam jogando pedras na policia nem moram ali!
Eu não sou partidário, e nem tenho nada a ganhar pra falar bem da prefeitura, mas eu nunca vi a cidade com tantas obras como estou vendo ultimamente, concordo que muita coisa ainda tem que mudar, mas já é o começo!

Silvio Gustavo disse...

Completando:

No titulo do seu blog tem:
"Entre e participe, sem pedir licença."

Sem pedir licensa seria se seus comentários não fossem moderados, pense nisso!

Anônimo disse...

Por muito pouco, a manifestação da comunidade contra o binário que altera o trânsito nas avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral, não acabou em tragédia. A ação violenta da polícia foi no mínimo irresponsável e inconseqüente. Lá estavam os moradores, entre crianças e idosos que acompanhavam tudo da porta de suas casas.
O que era para ser um protesto contra a decisão da PMB, acabou se transformando também num ato contra o governo do estado, isso por obra e graça do próprio governo, que atendeu de pronto o pedido de Duciomar para intervir contra a população, sem medir as conseqüências. Uma prova cabal do descontrole governamental ou simples opção política de escolher o lado de quem ficar em momentos como esse. O clima chegou a tal ponto que até o secretário de segurança foi obrigado a se deslocar para o local.
Lideranças petistas que presenciavam a insanidade da tropa, não conseguiam esconder o enorme constrangimento e ainda tiveram que passar o dia sob a encarnação dos mais afoitos. Com culpa no cartório, ninguém se atreveu a defender o governo petista, sempre vaiado tal como o de Duciomar. Na Terra de Direitos, o povo também leva pancada. È o que está escrito e registrado.

Aldenor Jr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aldenor Jr disse...

Caro Sílvio Gustavo,

"Pão ou pães, é questão de opiniões", já ensinava o mestre Guimarães Rosa. Nossa Belém, maltratada, está ficando cada vez mais parecida com o sertão, que sabe-se, está mesmo em toda parte.
Não compartilho de suas idéias e do juízo de valor - preconceituoso - que você faz da manifestação de ontem. Mesmo assim, o seu ponto-de-vista está aí registrado.
A moderação não é usada para impedir o debate, mas para evitar que o Blog sirva de instrumento para ataques de baixo nível, calúnias ou difamações contra quem quer que seja, sobretudo por anônimos ou mesmo por comentários assinados.
Volte sempre. Vamos debater.

Anônimo disse...

quando é que vão parar de chamar bombas de gás lacrimogêneo de bombas de efeito moral? vocês já sentiram o efeito desse gás? é bem mais do que moral, arde pra cacete!

Anônimo disse...

Silvio, parece que você vive na Dinamarca, falando que Belém está mudando em novas obras, então vejamos: A Presidente Vargas só foi modificada por determinação de um Juiz federal, se não fosse isso até hoje estaria instalada aquela balburdia coletiva, que foi removida e escondida dentro das ruas do centro comercial. O projeto da calçada cidadã – só tem no cento de Belém ou me aponte esse projeto na periferia onde as pessoas tem de andar no meio das ruas. Por que só no último ano de governo estão sendo feita obras cosméticas na cidade? Ou Será que a única avenida de Belém é a Duque, pois lá parece uma avenida Belga, enquanto centenas de vias da cidade estão esburacadas e mal sinalizadas, com iluminacao precária ( Belém é uma das cidades do país mais mal iluminadas) e com os abrigos de ônibus caindo aos pedaços ( há pontos que nem abrigo tem). E a paralisação das obras de abertura da primeiro de dezembro e avenida independência? Nada feito! Como conseqüência, estrangulamento da Almirante Barroso e BR 316 se agrava a cada dia. E quem sabe da notícia do pórtico da BR? Há três anos o povo tá esperando. As praças como a da Republica, Valdemar Henrique, Arsenal, São Brás...jogadas as traças e cheias de miseráveis dormindo em seus coretos. Qual o controle efetivo a guarda municipal e CTBEL exercem no caótico trânsito de Belém? Os ônibus da cidade são sujos e barulhento e não há fiscalização sobre as empresas e muito menos sobres os clandestinos sem freios que tumultuam a cidade. E a vigilância sanitária? Exerce seu papel sobre as pocilgas que vendem alimentos estragados e contaminados nas vias publicas. As condições de higiene das feiras livres é uma agressão à saúde pública ( Ver-o-Peso, complexo do Jurunas, telegrafo, Entroncamento, porto do açaí... ). No PSM continua instalado o caos, pois até o Ministério Público interveio para que a Prefeitura cumpra o seu papel na melhoria daquele hospital. Esse aspirante de Prefeito só tem acenado com o chapéu dos outros ( recursos do governo federal e esatadual) como na construção do restaurante popular, conjunto de casas da vila da barca ( que esta sendo feito a prestação), etc. Já a macrodenagem do Tucunduba, o governo do estado teve de assumir devido a flagrante incompetência do prefeito em executá-la.E as caçambas da macrodrenagem do UNA? Foram terceirizadas? Onde estão? Pois a cidade tá cheia de entulhos e qualquer tromba d’àgua vai tudo pro fundo na periferia. Dizem que lá pelos lados do Aurá o lixão tá mais podre do que nunca, crianças voltaram aos montes a trabalhar na imundice e nenhum projeto se tem noticia para combater tal mazela, e por falar em crianças, a cidade tá cheia de meninos e meninas prambulando pelas ruas, já na FUNPAPA o que se viu foram seções de descarrego. E o portal da Amazônia e sua maquete eletrônica? Só propaganda e muita grana sendo enterrada em mídia! E me diga: qual é mesmo o processo participativo utilizado por esse prefeito? O dos gabinetes?!
É muito fácil você rotular o povo de vagabundo, por se manifestar contrario a ação da prefeitura de modificar as vias da Senador e Pedro A Cabral. Mas ali são sim pessoas que moram no local, que cansaram de esperar, que se indignaram contra a atitude de um prefeito isolado, desacreditado e autoritário, que não dialoga por ter medo e não conhecer a realidade local. Deixa-se emprenhar suas decisões por burocratas elitistas que não andam de ônibus e muito menos andarão a noite naquelas vias mal iluminadas e violentas.
Enfim, qual é a autoridade de um prefeito, que até condenação por falsificação de diploma sofreu, pode ter para governar uma cidade. É por essa e por outras que esse prefeito nao se reelegerá e ainda ficará esquecido no limbo da história por ter sido um dos piores gestores que Belém já teve.Pois o que tem de mudar urgentemente é essa política frouxa instalada na prefeitura.
Por fim, tem muita gente que vive um autismo pequeno-burguês como se nada disso fosse elas, continuam idealizando seus mundinhos particulares e felizes.

Anônimo disse...

Pows, eu estava em um dos ônibus do congestionamento, e fiquei muito puto com esses caras, atrasa tudo pô.
Além de ser um protesto sem ter um causa justa - imagina a prefeitura querendo melhor esse transito caótico de Belém - ai vem esses, agora "sem-parada de ônibus", quererem fazer protesto, pows!!
Por que não vão para os seus trabalhos de bike, como muitos já o fazem aqui em Belém?
Deu vontade de descer do ônibus e meter o bicho mesmo!
Não que os policiais estejam certo, mas é que esse povo já acostumou-se assim.

Unknown disse...

Queridos, temos que aceitar que hoje em dia, tudo é motivo para se fazer bagunça, gerar brigas e agressões, tais que resultam em fatalidades. Em pontos aqui, uns estão certos e outros não muito certos. A questão levantada por Dênis em que diz que apenas a Duque e Pres. Vargas, possuem a calçada padronizada é fato, mas a Marques de Herval está entrando nessa e não acho que seja uma localidade de padrão alto, economicamente falando. Apesar da ciclovia ridícula que estão fazendo nesta avenida. É um absurdo os ciclistas ficarem ziz-zag-ando pela ciclovia que mal tem 1m de largura. Coitado do padeiro-ciclista. Agora, abrigo de ônibus? Pra que? Se o povo fica no meio da rua?! Penso em dois fatores sobre isso: o fato de não haver calçada, ou por ter um ambulante tomando conta ou não tem calçada mesmo. Outro fator é a falta de educação de motoristas de ônibus, que a meu ver, são mal treinados e orientados. Mas caro colegas, não importa se o Duciomar está fazendo algumas coisinhas por pedido de MP ou de aquém, mas tenho fé que minha cidade que tanto amo, está a progredir!

Anônimo disse...

Peraí, Galera!!!
Segundo o Zeca Baleiro, Deus inentou a roda, o Diabo invetou o freio!!!
A PM do Pará só sabe bater e matar.
Conheço gente que saiu do Trabalho pra participar do Protesto.
Silvio, acho que vc poderia ler mais este Blog. Considero um avanço, ter lido pelo menos uma nota , mas lamento informar que vc precisa ser menos agressivo... Aqueles vagabundos colocam cada tijolo das casas confortáveis da burguesia, limpam a sua rua, plantam o arroz que vc come, tecem e costuram a roupa que vc veste...
Porra, todos sabemos que a PM do Pará é assassina e o povo só protesta quando nao há outro jeito. Ou o Dudu e Ana receberam os trabalhadores para discutir os problemas da cidadee eles nao foram, achando mais elegante protestar no meio da rua... É a "Justa ira"!!!!!
Lamento nao ter conhecido este Blog muito antes, pelo que pressinto que estou entrando no debate quando ele já acabou...