terça-feira, 1 de abril de 2008

Plantão Médico

Belém caminha para uma grave epidemia de dengue. E o quadro será tão mais dramático quanto maior o nível de desarticulação do sistema hospitalar e dos serviços de atenção à saúde no município. O alerta, que deve ser levado em conta, veio do Sindicato dos Médicos, e está estampado nos jornais de hoje.
A combinação da forte infestação do Aedes Aegypti com quadro de completo descalabro administrativo - traço comum entre a capital paraense e o Rio de Janeiro - são os fatores determinantes para que a incubação de uma tragédia epidemiológica mais que anunciada. Ambas as metrópoles têm a má sorte de abrigar um tipo muito específico, embora generalizado, de governante: populista, de direita e - para dizer o mínimo - suspeitos de relacionamento heterodoxo com as finanças públicas.
Convenhamos, seria difícil recriar em laboratório ambiente mais propenso à proliferação de todas as modalidades de doença.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos ver se agora o prefeito se manca e toma uma atitude, afinal é ano eleitoral. Além dos médicos, o Ministério da Saúde já alertou para a provável epidemia da doença por causa da falta de cerco contra o mosquito. Só não se sabe onde está o Ministério Público nesta história, que finge não saber nem ver nada.

Anônimo disse...

Hospital Sírio Libanês tem novo dono. A.C. Vilaça Empreendimento arrematou pelo valor de R$5 milhões. E aquele dinheiro todo que a Prefeitura entregou para os antigos donos, alguém sabe onde foi parar?