quinta-feira, 3 de abril de 2008

Tensão em Roraima. É hora da Força Nacional

Cresce a tensão em Roraima. Os grandes proprietários - conhecidos como arrozeiros - que grilaram vastas extensões da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol, articulam abertamente um movimento de resistência violenta ao contingente da Polícia Federal que está acantonado nos limites da reserva. As primeiras hostilidades, lideradas pelo produtor Paulo César Quartiero, serviram para mostrar a belicosidade dos invasores, que contam com o apoio de vários políticos da região.
Os contornos do conflito estão reclamando uma intervenção de maior envergadura do Estado brasileiro. Por que não enviar tropas da Força Nacional, melhor equipadas e treinadas para intervir em situações tão complexas e explosivas como esta? Ou vai se consagrar a desmoralização de uma operação federal, pelo terceiro ano consecutivo?
A Operação Upatakon 3 - de retirada dos invasores - conta, inclusive, com o amparo de decisão definitiva da maior corte do país, o Supremo Tribunal Federal, que determinou desde meados de 2007 que todos os não-índios sejam retirados da Terra Indígena. Sua eventual derrota abrirá um precedente gravíssimo, onde um punhado de mal-feitores terá colocado de joelhos o Executivo e o Judiciário de nosso país.

Atualizada em 04/04, 14:26:

Obrigado ao leitor Cláudio pela correção. Estamos falando de Roraima e não Rondônia como grafei erroneamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só corrigindo. Não é Rondônia e sim Roraima. Onde uma quadrilha (lembram do escandalo dos gafanhotos)não contente em assaltar os cofres públicos, agora quer roubar terras indígenas.

Cláudio