sexta-feira, 6 de junho de 2008

Enlatado mexicano

Como num filme pessimamente dublado, o programa nacional do PT, exibido na TV ontem à noite, gerou um duplo estranhamento. Primeiro, o lip sync - descasamento entre imagem e som - esteve presente em todos os dez minutos de exibição, dando um ar fake à sucessão de falas das cabeças coroadas petistas, separadas uma das outras por peças-testemunho de pobres, muitos pobres, dizendo-se salvos pelos programas sociais do governo. Segundo, pela irremediável fratura entre o discurso e a prática de um partido que, para alcançar o poder, foi renegando, passo a passo, sua antiga consistência programática.
No mais, como numa espécie de expiação pública, a busca de se apresentar como legítimo representante da esquerda, defensor dos pobres e proprietário da bandeira vermelha da mudança, algo tão improvável como a tentativa de se fazer levitar, por passe de mágica em alta-definição, um enorme e desengonçado batalhão de hipopótamos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Céus, o que vc. tem contra os hipopótamos? Depois, cá entre nós,o programa não foi tão mal assim, né mesmo? Afinal, se fosse, falar dele seria chutar cachorro morto... rsrsrs

Aldenor Jr disse...

Anônimo das 10h41,

Não tenho nada contra os hipopótamos, nem, muito menos, contra os excelentes profissionais que fizeram o programa, todos de reconhecida competência. Afinal, o lip-sync pode acontecer com qualquer um...
Minha crítica se dirige ao produto que o programa procurar vender. E, evidentemente, contra a mistificação política de ainda apresentar o PT como um partido de esquerda. Convenhamos, depois de cinco anos e meio de governo Lula, eis aí uma tarefa inglória.

Anônimo disse...

Não me faça rir, ex-companheiro. Sua oposição seria mais respeitável, se além da crítica ligeira apresentasse o projeto do PSOL para a Amazônia e para o Brasil. E não me venha com aquela velha máxima de remeter à página eletrônica do partido, onde, certamente, nos perderemos entre teias de aranha.

Anônimo disse...

Anônimo 13:00, pode até ser que o PSOL não tenha projeto para a Amazônia ou para o Brasil. Mas convenhamos, o PT além de não ter projeto concreto algum para nada, ainda arromba os cofres públicos com gastos absurdos em propagandas que além de enganosas são literalmente mentirosas e desrespeitosas com o povo do estado do Pará, como o mencionado programa ao qual o poster se refere.