segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Dignidade que vem dos Andes

O governo peruano acaba de anunciar a decisão de ingressar com uma demanda judicial a fim de recuperar milhares de peças arqueológicas da cidade inca de Machu Picchu, que desde 1912 estão na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, representando, porém, uma pequena parte do fabuloso saque que o patrimônio peruano sofreu ao longo de séculos de dominação colonial.
Diante do exemplo que parte de um governo assumidamente de direita, pergunta-se quando o Estado brasileiro tomará uma atitude de igual dignidade. O ponto de partida poderia bem ser a luta - judicial inclusive - para o resgate dos seis mantos Tupinambá, peças sagradas deste povo praticamente aniquilado pela guerra de ocupação, todos atualmente ornamentando coleções de museus da Europa. O mais famoso deles, por exemplo, depositado há séculos no Museu da Dinamarca, esteve no Brasil por um curto período durante a grande Mostra do Redescobrimento, organizada com toda pompa e circunstância no ano de 2000.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pertenceu a Mauricio de Nassau que ao deixar Pernambuco o levou consigo. Na Dinamarka ao menos ate hoje esteve a salvo das intemperies e da mao grande. Teve assim melhor sorte que os coretos de Belem, o oculos da estatua de Drummond em Copacabana e ultimamente do muiraquita, entre outras coisas sumidas debaixo do nariz das autoridades. Portanto, deixa la que eh melhor. A proposito como anda as pecas que o Goeldi reclama que estavam de posse do Banco Santos; vai ficar mesmo com o governo paulista?