terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Dialética do combate às idéias subversivas

Belém, 28 de julho de 1848,

Do presidente da província ao chefe de polícia:


“Em resposta ao ofício de Vmce. datada de ontem tenho a dizer-lhe, que proceda com a maior severidade a respeito do escravo Bento procedendo a todas as possíveis diligências e indagações, a ver se pode descobrir-se algum plano ou tendência subversiva em relação ao melindroso assunto, em que parece vai tomando parte a escravatura, e principalmente procurar descobrir se há alguns agentes ou emissários estrangeiros, que tratem de propagar ideias perigosas entre os escravos. Desconfie do mal que atacou subtamente o escravo, pois tudo me inclina a crer que é simulado. Finalmente quando nada se descubra, deve ser o pardo Bento severamente castigado na cadêa, e entregue a seu senhor, para o mandar immediatamente para algumas das províncias do sul.
Vmce. terá a seu cuidado a maior vigilância sobre a escravatura, e sobre certos estrangeiros suspeitos, e previno-o que por notícias vindas particularmente no último vapor, as mesmas idéias vão lavrando em várias outras províncias, e até na capital do império” .


Segurança Pública: Chefatura de Polícia da Província, Livro de Registro de Ofícios, Livro
07: Abril a junho de 1848, Arquivo do Estado do Pará — APEP, citado por José Maia Bezerra Neto. Ousados e insubordinados: protesto e fugas de escravos na província do Grão-Pará – 1840/1860, p.79.

2 comentários:

Anônimo disse...

Me permita a correçao, o autor é o profº José Maia Bezerra Neto.

Aldenor Jr disse...

Obrigado anônimo,

A correção já foi feita.