terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Guantánamo, ferida aberta

Assessores do presidente eleito Barack Obama declaram que o fechamento de Guantánamo será uma de suas primeiras medidas, logo após a posse marcada para o dia 20 deste mês. Oxalá estejam falando a verdade. Guantánamo é uma ferida aberta, que sangra sem parar. Lá, em um enclave ilegalmente mantido pelos Estados Unidos em pleno território cubano, são praticadas atrocidades que nivelam Washington ao que existe de mais dantesto em termos do maus-tratos a prisioneiros em todo o mundo.

4 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Não pretendo fazer propaganda de Guantánamo. A prisão e as práticas americanas são funestas e dantescas, conforme adjetivo que vc mesmo usou. Mas o seu antiamericanismo não pode fazê-lo falsear a verdade: o enclave americano que abriga a base militar da Baía de Guantánamo não é "ilegal", como vc afirma. Ainda que se questione o método e a forma supostamente forçada como foi firmado, há um tratado que garante aos Estados Unidos o arrendamento da área - tá certo, por míseros US$ 4.000,00 p/ano, que Cuba não quer receber. Mas que o tratado existe, ele existe, e é reconhecido pelos organismos internacionais (inclusive a ONU).

Aldenor Jr disse...

Caro Francisco,

Não se trata de "anti-americanismo". Guantánamo é um enclave mesmo e tem suas raízes na relação colonial estabelecida pelos Estados Unidos frente àquela ilha caribenha.
O fato de ter sido "alugado" por uma quantia ridícula apenas reforçar meus argumentos: a base naval dos Estados Unidos em território cubano serve, há várias décadas, como ponta de lança de uma política intervencionista e de provocação político-militar. O fato de ser reconhecido por organismos internacionais, como você assegura, não retira o caráter flagrantemente ilegítimo da ocupação, para dizer o mínimo.
Obrigado pela visita e volte sempre.

Francisco Rocha Junior disse...

Perfeito, Aldenor. Não neguei a "ilegitimidade" da base; pelo contrário, asseverei minha concordância sobre achar funesto o que ali se pratica e pela presença americana em território cubano. Já "ilegalidade" é outra coisa. O uso equivocado do conceito muda muito o foco da discussão.
Voltarei sempre sim. O Página é uma de minhas leituras diárias.
Abraço.

Anônimo disse...

Guantânamo, linda música...
Guantânamo, repressão globalizada.