terça-feira, 23 de junho de 2009

Um oceano de cultura

O empresário e bibliófilo Jose Mindlin é um homem devotado à preservação do conhecimento. Exemplo raro de burguês esclarecido, ele soube, ao longo de mais de 80 anos, aplicar seus lucros e dividendos em algo muito mais importante do que o luxo ostentatório e indecente, fugindo ao procedimento padrão da elite brasileira.
Sua coleção de livros e documentos - 17.000 títulos ou 40.000 volumes, uma das mais ricas do mundo - está agora sob custódia da Universidade de São Paulo (USP), reunida na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
O excelente projeto de biblioteca on line está no ar. Clique aqui e mergulhe sem medo.

2 comentários:

Bia disse...

Boa noite, caro Aldenor:

para fazer justiça ao ditado ..." há sempre uma grande mulher etc e ta...", destaco que Guita Mindlin, bibliotecária entusiasta e burguesa esclarecida (apud Aldenor Jr) tem tudo a ver com essa maravilhosa paixão de José Mindlin.

Abração.

Anônimo disse...

Mindlin é de outra época. É parte de uma outra elite, extinta pelo empobrecimento cultural e intelectual que afetou todos os grupos sociais, após-anos 80 e com mais evidência a partir dos 90. A nossa elite atual é pobre de conhecimento. Que inveja da bela época, onde até os comunistas eram bem melhores!