domingo, 25 de outubro de 2009

Uma causa justa

Muitas vozes se levantam para reafirmar um princípio básico de qualquer sociedade que se pretenda democrática: os movimentos sociais não podem ser tratados como caso de polícia. Simples assim, mas intensamente polêmico nestes tempos em que a destruição de alguns pés de laranja - plantados, diga-se, em terra grilada - ocupa um espaço desproporcionalmente maior do que a morte em vida - ou a morte de fato - de mihares de seres humanos que integram a enorme legião dos sem-direitos no Brasil das desigualdades.
A petição em apoio ao MST está aberta à adesões. Quem se habilita?

4 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí: vamos apoiar tudo, liberou geral.
Invasões já!
Depredação de prédios públicos já!
Nada de CNPJ! Abaixo o CNPJ! Sem CNPJ fica mais fácil!
Abaixo qualquer coisa que lembre Estado de Direito!
Expropriação de tudo e de todos!
Nada é de ninguém; é do povo!
Governo? Pra quê governo?
Agro-negócio? pra quê?

Em tempo: se morrer gente, melhor. Dará mais Ibope!

Ah, sim: não deixem as nossas ONG's amigas acabarem.

Aldenor Jr disse...

Menos, anônimo, muito menos.
A direita brasileira sabe exatamente onde o calo aperta: na propriedade, ora pois.
Faça-se tudo, mas tudo mesmo, exceto triscar na sacrossanta propriedade privada, mesmo que esta, na maior parte das vezes, resulte de pura rapinagem.
Ah, essa direita brasileira ainda sonha retirar seus uniformes verdes do armário e sair gritando por aí: Anauê, Anauê!!!

Anônimo disse...

Lamentável que alguém ainda acredite em esquerda, direita.
É tudo igual, caro poster, basta sentar na cadeira do poder.
Aqui ou em qualquer lugar do mundo.

Bia disse...

Boa noite, caro Aldenor:

eu já assinei. Graças ao seu lembrete.

Interessante ver como o sacro direito à propriedade (sem ironia, pois é sacro mesmo, referendado que foi pela Santa Madre há séculos) só serve para alguns. Sim, porque a nossa reforma agrária é uma reforma mesmo, aquela que, em tese, dá o direito à propriedade de um lote que permita, talvez, alguma vida antes da morte certa.

Para os do andar de cima, os bons grileiros, o direito é sagrado. Ao arrepio da lei, podem fazer e desfazer e garantir, na marra, o direito de manter o que conquistaram! Assim, é difícil. Não dá pra "reformarmos" para todos? Não, mesmo? Então tá.

Mas, o que me incomoda mesmo é a CPI ter passado, num contexto onde o Governo Lula tem maioria sempre que lhe convém. Mas, aí prevaleceu, quem sabe, a mais nova tese do nosso-guia: um bando de fariseus e seduceus disponíveis para as santas alianças. Nem precisa do Judas...rsrsrs...


Abração.