sábado, 5 de julho de 2008

Colômbia em tempos de cólera

A guerra civil colombiana tem raízes muito mais profundas do que sonha a vã filosofia dos que se deixam enganar por esses conceitos made in USA como é o caso da suposta "narcoguerrilha".
Aliás, existe mesmo na Colômbia uma fortíssima presença dos cartéis da droga, que abastecem o mercado de consumidores nos Estados Unidos. Essas máfias se articulam com os grupos paramilitares de extrema direita, criados nas últimas décadas pelos grandes proprietários do campo para fazer frente ao crescimento da influência das Farc e ELN, principalmente. Alvaro Uribe e sua família têm tudo a ver com isso.
Por outro lado, setores da guerrilha foram criando relações de promiscuidade com os narcotraficantes; primeiro, através da cobrança de uma espécie de "imposto"; depois, num esquema de proteção às atividades ilegais que se desenvolvem nas chamadas zonas liberadas no interior do país. Note-se que esse tipo de desvio cedo ou tarde cobra um pesado preço, desmoralizando uma luta por justiça social que se prolonga há décadas.
Por isso, é fundamental lançar um olhar mais amplo e crítico sobre o problema, evitando os estereótipos e a simples repetição dos chavões da imprensa conservadora.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Júnior, enfim, você escreveu uma nota coerente sobre as Farc e o narcotráfico colombiano. Desta vez não houve parcialidade. Continue assim.
Um leitor assíduo seu, apesar de discordar com muitas das suas opiniões. Torço de verdade pelo seu blog. Sucesso.

José

Anônimo disse...

O olhar mais amplo passa pela abertura deste discurso tão estereotipado quanto o que você critica.