terça-feira, 10 de março de 2009

No inferno, com uma boa ideia

A distribuição de kit escolar (uniforme, mochila, caderneta) pode e deve ser visto como uma medida positiva. Um direito, acima de tudo, para aqueles privados de quase todos os direitos. Mas deve fazer parte de uma política mais ampla de melhoria das condições gerais de ensino e integrar o conjunto de ações afirmativas para o reforço da educação pública.
Isoladamente, tende a cair no almoxarifado-geral das transações suspeitas. Pior: reduzida a uma simples campanha de marketing, com forte indício de promoção pessoal, envereda por um caminho arriscado e, como começava a ser revelado, bastante nebuloso.
Está escrito: o diabo mora nos detalhes. E é justamente neles, nos detalhes, que excelentes ideias são sacrificadas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nada, absolutamente nada pode justificar no serviço público uma ilegalidade como esta. A grande maioria da população se engana, por traz desta suposta boa ação, existe um vergonhoso esquema de desvio de verbas, embora feito por gente incompetente, se não, nada saberíamos.

Anônimo disse...

Positivo: a ação.
Negativo: a forma.
O certo: licitação.
O errado: a compra.
Quem vai pagar por isso?

Anônimo disse...

Infelizmente o desvio de verbas públicas - de forma competente ou incompetente - é uma prática constante nas sucessivas administrações do Estado e do município de Belém.