sexta-feira, 16 de abril de 2010

Mãos sujas de sangue

Vez por outra saltam das entranhas dos arquivos secretos estadunidenses histórias verdadeiramente terríveis. Essas tragédias vêm à luz por conta de uma lei que não permite o sigilo eterno - como vergonhosamente ainda prevalece no Brasil - mesmo em se tratando de assuntos sensíveis aos interesses da grande potência mundial. A desclassificação desses textos e gravações revelam, não raro, o quão criminosa tem sido a política externa da Casa Branca e de como a CIA e outras agências se tornaram tentáculos dos mais abjeto terrorismo de Estado.
A Ong The National Security Archive revelou que Henry Kissinger, então secretário de Estado, foi avisado de que assassinatos políticos seriam realizados no exterior sob a coordenação da chamada Operação Condor - articulação de militares golpistas do Cone Sul - e nada fez para impedí-los. Antes, muito pelo contrário.
Apenas cinco dias depois, um carro-bomba mataria, em pleno centro de Washington, o ex-chanceler de Allende, Orlando Letelier e sua secretária norte-americana, no fatídico 21 de setembro de 1976. Este atentado foi realizado por ordens diretas do ditador Augusto Pinochet e dos generais de sua sanguinária polícia política, a famigerada DINA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, no berço do imperialismo existe essa lei.
Quando será que os Castro's Brother, proprietários ad-eternun do paraiso democrático de Cuba implantarão essa Lei por lá?
Já pensou o que viria a tona?!