terça-feira, 14 de abril de 2009

A lógica da máfia

Não surpreende a recente ofensiva jurídica da famiglia Sefer contra o Quinta Emenda. É apenas a confirmação de que estamos ainda muito distantes do último capítulo desta história de crime e de terror.
A imposição do silêncio não se resume a uma simples estratégia de intimidação. Vai além e mais profundo. Trata de sinalizar para o que pode ainda vir - e virá, cedo ou tarde - na forma de outras violências, abertas ou dissimuladas.
Reagir a este ataque à liberdade de expressão é um ato de resistência tão vital como aquele que impulsiona o ser humano a continuar respirando e pensando, sem se deixar brutalizar por esta profusão de sicários cujas mãos são tão sujas quanto o dinheiro que as sustentam.

Um comentário:

Cássio de Andrade disse...

Defendo o controle social sobre os meios de comunicação do ponto de vista do resguardo às garantias individuais. É preciso sim, haver limites ao que se publica, incluindo todos os meios, e neles, os blogs. Ofensas pessoais e morais são intoleráveis e cabe aos assacados recorrer, tendo no Estado legal seu abrigo. Alguns blogs usam e abusam no desejo de ofender sem qualquer defesa aos ofendidos, com baixo calão e nível. Entretanto, nada disso se aplica ao quinta emenda, notadamente quanto à excelente cobertura do Caso Seffer, da mesma forma que outros blogs também o fizeram com responsabilidade, incluindo-se este aqui. Isso é censura e intolerável em nossa já fortalecida democracia. Parece que os fantasmas de 31 de março ainda não foram exorcizados. Muitos deles, livremente assombrando na grande mídia, com direito às exórdias e enxertos laudatórios. Talvez o passado redivivo nas masmorras do BASA e da SUDAM, estejam a alimentar um marco zero nebuloso e sombrio. Aldenor, nada como relembrar Arendt, nesse momento de obscurantismo.