quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Se não agora, quando?

O governo Lula, sob pressão da jornada de lutas do MST, assumiu o compromisso de atualizar, nos próximos 15 dias, os índices de produtividade do campo, que estão congelados desde 1975. Sem essa medida, que vem sendo protelada anos a fio, é impossível desapropriar para fins de reforma agrária latifúndios improdutivos no Nordeste, Sudeste e Sul do país, principalmente.
A reviravolta na posição do governo teria como causa uma ameaça iminente: a bancada ruralista está prestes a aprovar no Congresso um decreto legislativo retirando do Executivo a prerrogativa de alterar, pela via administrativa e por meio de portaria interministerial, esses índices. Ou seja, é agora ou nunca.
Diante da feroz reação dos ruralistas, que arreganharam os dentes em protesto contra a medida, será preciso aguardar o último ato. Lula, mais uma vez, estará diante da encruzilhada: honrar a dignidade de seu cargo ou se render, como tem feito reiteradas vezes, à pressão espúria dos senhores da eterna casa grande que governa o Brasil por mais de 500 anos.

Um comentário:

Bia disse...

Bom dia, Aldenor:

a prevalecer a posição do PMDB, decidindo que Stephanes não decide, deve prevalecer o nosso complexo de senzala.

Abração