sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Farinha de feira

Puxem pela memória: nos últimos tempos, quantas foram as denúncias envolvendo a existência de esquadrões da morte - milícias ou grupos de extermínio, tanto faz - somente no distrito de Icoaraci, em Belém?
Várias e diversas, certamente. Aqui mesmo neste espaço este assunto veio à baila quando a navalha da polícia penetrou - não tão fundo quanto se esperava - na carne de um desses grupos de delinquentes fardados. E algum tempo antes, postava-se aqui um apelo desesperado diante da ação criminosa que se desenvolvia protegida por uma barreira de silêncio e medo.
Mas a revelação de que o cabo da PM, Bernardino Costa , acusado de assassinar a sangue frio dois jovens e deixar um terceiro bastante ferido, em crime ocorrido nesta semana, em uma área periférica do distrito, era integrande de mais uma dessas quadrilhas de supostos "justiceiros", sinaliza para a existência - e multiplicação - de muitos outros bandos que continuam a agir à soldo de comerciantes e de outras quadrilhas relacionadas as tráfico na área.
Não é tão difícil descobrir que a culpa (e sempre ela existe) deve ser buscada sempre em andares bem melhor situados do que aqueles pelos quais costumam circular os pistoleiros que acabam atrás das grades. A omissão mata. E cada vez mais.

Nenhum comentário: