quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A noite eterna

Cesare Battisti estará, de novo, no banco dos réus.
Os ministros do Supremo não estarão julgando o jovem de vinte e poucos anos, militante de um dos muitos grupos de ação armada que marcaram, para sempre, a história da Itália entre os 70 e os 80, nos chamados anos de chumbo.
Estarão, isto sim, julgando um estereótipo, um ser mitificado e demonizado pelos que venceram aquela guerra suja e sangrenta.
Decidirão, por maioria de votos e por um imprevisível placar, a sorte (ou o azar perpétuo) de um ser humano que há nos prova sua inocência e desmonta, peça a peça, a armação perpetrada pelos fascistas incrustrados em todas as instâncias do aparato estatal italiano. É dele a façanha de desconstruir, ao longo de duas décadas e de infindáveis julgamentos em vários países, as "provas" e "confissões" obtidas através de tortura e de mentiras repetidas à exaustão, material básico usado para sua condenação. Apesar de tudo, segue pagando a pena de exílio e tratado como uma fera a ser caçada impiedosamente.
O Brasil tem a oportunidade de se manter de pé e de reiterar sua tradição de nação consagrada ao direito à proteção de perseguidos.
Ou poderá, sob forte pressão da direita com suas múltiplas faces, se postar de joelhos, como uma republiqueta de quinta categoria.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ao fundo, choram as famílias dos que foram estupidamente mortos por esse "ex-jovem de vinte e poucos anos...".
Criminoso frio, romântica e tendenciosamente alcunhado de "combatente da luta armada" pela esquerda rançosa.
Mortos de esquerda diferem de "mortos pela esquerda", muito convenientemente (repugnante, tal qual a direita).

Paraense disse...

Quanta estupidez deste anônimo!!!
Será que os advogados dele nao pensaram na prescrição dos crimes supostamente por ele cometidos??? No Brasil há dificuldade em se fazer justiça e punir os torturadores da ditadura militar, sob a alegação de que os crimes já prescreveram. O Brasil poderia nao deportá-lo, se verificar qualquer prescrição. Esta é a Regra afinal! No Brasil há prescrição e deve ser observada para a famigerada deportação do Cesare!!! Alguém pode falar mais sobre isso???

Anônimo disse...

deportação já!
De Sarney,Daniel Dantas,
Jader Barbalho, Duciomar,e de toda turma do PSDB.