sábado, 23 de maio de 2009

Dialética da mentira a serviço da guerra

“(O povo da Inglaterra) foi induzido ao erro na Mesopotâmia do qual será difícil escapar com honra e dignidade. (Os britânicos)Foram enganados através de um constante controle sobre a informação... As coisas tem sido muito pior do que nos têm contado nossa administração, mais sangrebta e ineficiente do que o público conhece".

T. E. Lawrence, sir Lawrence de Arabia, escrevendo no Sunday Times de 22 de agosto de 1920 sobre a guerra do Iraque. Logicamente, ele fala de outra ocupação, tão sangrenta e estúpida quanto a que transcorre atualmente. Os soldados que matam (e que morrem) pelos interesses escusos por trás da bandeira da Coroa (e dos demais donos do mundo) são bastante parecidos com seus antepassados de quase um século atrás. O controle e instrumentalização da mídia, porém, consegue ainda ser mais brutal nestes tempos de censura high tec.
A citação acima faz parte do indignado artido do jornalista britânico Robert Fisk, publicadom originalmente no The Independent e traduzido para o espanhol no site Rebelión.

Nenhum comentário: