quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Ruínas da cultura

Até o Repórter 70, mais importante coluna de O Liberal, reconhece a vergonhosa situação de abandono do Teatro São Cristóvão, em ruínas, e atualmente servindo de abrigo para um grupo de meninos de rua. Segundo a nota, o grupo estaria praticando assaltos nas imediações e o cheiro que exala de dentro do imóvel seria "insuportável".
Existe, porém, um detalhe importante que merece destaque na triste situação do Teatro São Cristóvão: o imóvel, cujo valor histórico e cultural é inquestionável, localiza-se na Avenida Magalhães Barata, centro de Belém, exatamente em frente ao Parque da Residência, onde funciona a sede da Secretaria de Cultura do Governo do Estado.
Supõe-se que, todos os dias em que dá expediente, o secretário Edilson Moura, note a presença de um patrimônio cultural prestes a desabar, um eloqüente exemplo da incúria e do desamor por Belém. Talvez se o dirigente da Secult, até agora brilhando pela ausência de projetos e realizações dignas de nota, possa refletir e encontrar em um projeto de intervenção emergencial capaz de salvar o Teatro São Cristóvão da destruição iminente, um bom destino para os milhões da cultura paraense que serão esterilizados no patrocínio do concurso de beleza Rainha das Rainhas do Carnaval, promoção privada que está a léguas do que possa lembrar uma política cultural séria ou, como insiste a propaganda, "democrática e popular".

Um comentário:

só pra dizer "Te AMo!!" disse...

quero comentar o descaso com que a Fumbel trata o tombamento do teatro são cristovão, pedido este que se arrasta ddesde 2002, agora em ruínas querem vender o terreno para uma grande costrutora, quarta feira , dia 14 o conselho se reunirá para enterrar de vez o Teatro São cristovão, que tem extrema importancia na memória do teatro, e da própria história desta cidade.
prefeiturazinha de m....