quarta-feira, 16 de abril de 2008

Dialética de uma elite em pânico através dos séculos

"A facção vitoriosa, ou seja, a tropa de selvagens que agora domina o Pará, consiste principalmente em índios e de várias raças mestiças entre índios e negros (...). A perda do Pará, sob quaisquer circunstâncias, seria um golpe severo contra a prosperidade do Brasil, mas o exemplo, para o resto das províncias, do sucesso de tamanha insurreição com esta, terá conseqüências mais terríveis. (...) Se a revolução não for dominada agora, a grande e fértil Província do Pará pode ser considerada totalmente perdida para o mundo civilizado".

Carta de Henry Stephen Fox, Ministro de Sua Majestade no Rio de Janeiro, ao Lorde Palmerston, datada de 10 de novembro de 1835, recolhida por David Cleary e publicada em "Cabanagem, documentos ingleses", 2002, p.187).

Um comentário:

Anônimo disse...

Aldenor, o ministro real deve ser o ancestral mais chegado dos flexa ribeiro da vida, carlos xavier, danilo remor e outros madeireiros e escravagistas que devastam e exploram e arrasam o Pará há séculos e agora se unem na tal defesa do Estado, contra os movimentos sociais. Pau neles, esta corja de burgueses realmente selvagens!!!!