quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dança com lobos

A frase não partiu de nenhum esquerdista de carteirinha.
Saiu da boca do ministro das Finanças da Suécia, o insuspeito Andres Borg, a acusação de que os bancos atuam como uma "alcateia" que ataca a economia dos países europeus, um após outro.
A ferocidade destes lobos pós-modernos pode ser aferida por um dado bem simples, pinçado pelo colunista da Folha, Clóvis Rossi: os 14 maiores bancos de investimentos lucraram no último trimestre US$ 78,8 bi, alcançando o nível pré-crise.
Enquanto isso, Grécia, Portugal - e depois, quase inevitavelmente, a Espanha - entram no poço sem fundo da recessão e da derrocada econômica. Os trabalhadores e a classe média desses países já estão sentindo na pele o que, até pouco tempo, era reservado apenas para as populações dos trópicos envoltas no secular círculo de dependência e pobreza.
Para os que ainda têm algum juízo é sempre bom lembrar que os dentes caninos da especulação não reconhecem fronteiras e não costumam premiar com indulto aqueles que se refugiam na suposta proteção do bom-mocismo e da subserviência.

Um comentário:

Anônimo disse...

Jr,
O pessoal das redações já tem nome para o escândalo que põe um ponto final no governo Ana Júlia: DSalão (podendo ser acrescentado da palavra "petista", ao gosto de quem usa, tucanos ou a maioria vermelha que, de fato, não apoia mais esse desgoverno)