domingo, 16 de maio de 2010

Dialética dos que semeiam tempestades

"Proclamação do Juiz de Paz de Santarém


Cidadãos Brasileiros natos e naturalizados: e Vós outros de diferentes países residentes nesta Vila e distrito de Santarém: Escutai as vozes sinceras do Cidadão Juiz de Paz que preza os vossos, e seus mais caros interesses. A divisa de um bom brasileiro é ser honrado, ser fiel à Constituição, e obediente às autoridades que o governam (,,,) Concidadãos, confiai em mim, que só apeteço garantir vossa segurança de vidas e propriedades apesar de tantos sacrifícios sofrer possa: acreditai o que vos manifesto, e jamais vos cause impressão consternativa as declarações sediciosas, e outras diabólicas peças manejadas por mãos matricidas: por indivíduos obscuros; por bandidos sem moral que só tentam confundir-se nos horrores da anarquia. Confio quanto confiar se deve em vossa honra. Fraternidade e união é quanto de vós espero, e esperai de mim perseguição, ódio, e justiça punitiva contra os malvados. O Benemérito Brasileiro o Ilustríssimo Major Batista, Comandante Militar, sensível em extremo aos choques convulsivos, ainda que momentâneos, se há prestado com todas aquelas Providências de sua repartição a bem da segurança de que eu e ele de combinação somos responsáveis.
- Minha Residência, 14 de setembro de 1831. - Agostinho Pedro Auzier, Juiz de Paz. - João Batista da Silva, Comandante Militar."



Citado por Domingos Antônio Raiol ("Motins Políticos ou História dos principais acontecimentos políticos da Província do Pará desde o ano de 1821 até 1835", 1º Volume, p. 250).

Nenhum comentário: