quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Encarando o caos

Uma corajosa iniciativa de defensores públicos está trazendo à pauta o caos do sistema de saúde na capital. Numa visita realizada na semana passada às instalações do Pronto Socorro do Guamá integrantes do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) da Defensoria Pública do Estado se depararam com um cenário de horror que está muito longe de ser exceção em Belém sob o desgoverno de Duciomar Costa (PTB). Falta tudo - até materiais indispensáveis à esterilização dos equipamentos cirúrgicos - e os pacientes ficam expostos a toda sorte de doenças e infecções. Uma pequena amostra do que será encontrado nas dependências de outras unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), cujo sucateamento alcançou níveis impensáveis.
Enquanto se arrastam sem conclusão os diversos procedimentos investigatórios abertos pelo Ministério Público Federal, gesta-se uma crise de saúde pública de enormes proporções. A lentidão e a falta de vigor dos órgãos fiscalizadores acabam virando um tonificante para que o saque não só prossiga como seja aprofundado, numa espécie de contagem regressiva onde a população entra com o próprio sangue - muitas vezes literalmente - para que a transfusão de recursos públicos continue intacta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos ver na prática o que esses defensores vão fazer. E o MP? donde está que não responde aos gritos da população pobre, que precisa dos PSMs. Estão dormindo em berço esplêndido.

Anônimo disse...

Este falsário é louco. Tiremos urgentemente este homem para que o nosso povo não sofra mais.