terça-feira, 19 de julho de 2011

Com olhos de menino

Aos integrantes da Brigada Brasileira de Solidariedade Zumbi dos Palmares




Com olhos de menino eu vi:

- Outros olhos de meninos alçados em armas, erguendo barricadas de sangue e de sonho aos pés de vulcões mal-dormidos na pequena e insurrenta Nicarágua;
- Tiranos em fuga, carregados de tesouros e de vergonha, enquanto, nas ruas vermelhas de ira, o povo conquistava, enfim, o direito de sorrir;
- Ondas enlouquecidas de gentes que, sem pedir licença, colocavam o mundo de ponta-cabeça;
- O amanhecer daquele 19 de julho com sua película rojo y negra que anunciava a chegada da Revolução, com R maiúsculo,ao coração da América tantas vezes violada;

Com que olhos, hoje, mais de três décadas depois, revisitarei as colunas guerrilheiras que tomaram Manágua e espalharam, por todas as partes, as belas sementes da rebeldia?
Pouco importa se os caminhos dessa e de tantas outras revoluções acabaram frustrados em meio aos cruéis ataques de fora e aos não menos nefastos pecados de cima e de dentro.
Afinal, aquelas bandeiras insubmissas e aqueles gritos de liberdade apenas aguardam outras mãos e outras gargantas dotadas de coragem e paciência para voltar a palmilhar, agora e sempre, os caminhos abertos por quem desposou a luta como eterna companheira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Juninho,
Que emoção!. Já havia pensado em ti e nos nossos anos verdes de meninos e meninas. Felizmente a maturidade nos encontra insubmissos e desposados com as lutas necessárias de nosso tempo.

Georgina

Muniz Ferreira disse...

Companheiro,

Sua homenagem não poderia ter sido mais inspirada.Parabéns pela recordação e pela postura. Nossa mocidade sobrevive na juventude dos sonhos que continuamos a cultivar.
Saudações brigadistas,
Muniz Ferreira (Brigada Zumbi dos Palmares/1987.