sexta-feira, 11 de junho de 2010

Acelerador de partículas

O processo de rendição programática do PT e de seu líder máximo, Lula, precisou de quase duas décadas para se consolidar.
O marco dessa transição - por cima e à direita, como de resto são quase todas as transições por essas terras - teve na Carta aos Brasileiros, de 2002, seu ponto de inflexão mais visível.
Neste documento, que fez tabula rasa do programa aprovado pela base partidária, estavam consolidados os compromissos com os interesses da banca internacional e com os monopólios daqui e de fora de nossas fronteiras.
A candidatura de Marina Silva, do anêmico PV, não precisou nem de dez meses para fazer o mesmo caminho, radicalizando ainda sua opção pela política econômica vigente, vale dizer, aderindo ao mantra que advoga, como cláusulas pétreas, a salada composta pela política de juros estratosféricos, câmbio livre e de metas de inflação, que vigora desde os idos tempos de FHC.
Aliás, ao se apresentar como herdeira de tucanos e petistas, Marina se desnatura (desculpem o trocadilho algo infame) como candidata capaz de empunhar a bandeira da mudança.
Resta, apenas, a apelação em nome de seu passado de mulher negra e pobre.
Mas desse tipo de embuste o país, se quiser ter futuro, precisa se libertar o quanto antes.

Nenhum comentário: