sábado, 29 de agosto de 2009

O homem que virou suco

Deraldo, poeta, retirante, é caçado impiedosamente na selva de pedra por um crime que não cometera.
Francenildo, caseiro, testemunha ocular da esbórnia, vítima da arrogância do poder, acaba esmagado, sem apelação, no altar solene de uma corte que resolveu, mais uma vez, consagrar a impunidade que serve de exemplo.
Deraldo, o repentista, sofre horrores, mas sua existência está limitada à película e sua pulsação resulta da velocidade em que os frames se deslocam sob a genial direção de João Batista Andrade, no clássico do cinema nacional do já distante 1980.
Francenildo, o caseiro, é de carne e osso, e seu olhar de desamparo diante do placar vergonhoso - 5 votos contra 4 - é a mais acabada tradução do abismo que separa a sociedade orfã e as necrosadas estruturas do Estado que permanece aprisionado à lógica dos prepotentes de ontem e de hoje.
O STF cravou mais um prego na cruz que simboliza sua desmoralização. O voto de seu presidente, ministro Gilmar Mendes, decisivo para livrar a pele de Antônio Palocci, desconheceu a elementar questão que vincula o delito a quem dele se beneficiou. Afinal, era o ex-Czar da economia lulista que precisava destruir a reputação do caseiro e, assim, desmontar seu depoimento sobre a tal mansão onde lobistas, altas autoridades da República e moças de má-fama se entregavam aos prazeres mundanos, numa simbiose alucinada entre poder, sexo e dinheiro.
Restou, como sempre, a sensação de que o crime quase sempre compensa. Pelo menos para alguns afortunados.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem é que manda afinal ???

A nota publicada no Jornal O Liberal, na coluna Reporter 70, do dia 07 de agosto de 2009, causou o afastamento da ajudante de ordem da governadora que dava expediente na SEMA. Após ler a reportagem Ana Júlia determinou que a situação fosse apurada, ocasião que se chegou ao nome da Major Ana Laura Carvalho dos Santos Milhomem, da Casa Militar, a qual praticava “tráfico de influência” na SEMA. Contudo o Chefe da Casa Militar preferiu encobrir o fato designando a oficial para exercer a função de sua chefe de gabinete, descumprindo a determinação da Governadora.

Diário Oficial 17 agosto de 2009 (CASA MILITAR)

PORTARIA Nº. 259/2009 – CMG,de 14 de agosto de 2009

O CHEFE DA CASA MILITAR DA GOVERNADORIA DO ESTADO DO PARÁ, no uso das atribuições legais que lhe foram conferidas.
R E S O L V E:

I - Designar o MAJ QOPM RG 18355 ANA LAURA CARVALHO DOS SANTOS MILHOMEM, para exercer a função de Chefe de Gabinete da Casa Militar, em substituição ao MAJ QOPM RG 16198 MARCELO CHUVA SIMONETTI.
II - Designar o MAJ QOPM RG 16198 MARCELO CHUVA SIMONETTI para exercer a função de Diretor de Inteligência da Casa Militar, em substituição ao MAJ QOBM RG 15284 PAOLO SCHMULLERMANN CIPRIANO DE OLIVEIRA.
III – Designar o MAJ QOBM RG 15284 PAOLO SCHMULLERMANN CIPRIANO DE OLIVEIRA, para exercer a função de Assessor de Assuntos Comunitários da Casa Militar.
IV - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se todas as disposições em contrário.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
RAIMUNDO DE OLIVEIRA PANTOJA JUNIOR- CEL QOPM RG 12681
Chefe da Casa Militar da Governadoria do Estado

Anônimo disse...

Aldenor,se tem alguem vencedor nesta pesquisa do ibope,este alguem é o ex-prefeito Edmilson Rodrigues.Longe da mídia,não possui nem um meio de comunicação(Jáder tem um(Diário) e Duciomar,Jatene e Valéria tem outro(O Liberal),está longe de Belém,fazendo doutorado em São Paulo,desde de sua saída da prefeitura,e mesmo assim é lembrado,você não acha?

Anônimo disse...

É Junior...passarinho que come pedra sabe o .. que tem!!! Quem manda esse garoto servir de marionete nas mãos demo-tucanas...dá nisso!!! Tá liso, desprestigiado...abandonado por seus incentivadores...infelizmente é assim...
Falta essa turma ouvir a música do Raul Seixas que diz:
"- Eu não sou besta pra tirar onda de herói, sou vacinado, eu sou caubói...caubói fora da lei...Durango Kid só existe no gibi.."