segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Narcotráfico pode estar por trás de ameaças

As ameaças de morte recebidas no último dia 4 pelo bispo de Abaetetuba, Dom Flávio Giovenale, podem estar partindo de segmentos vinculados aos narcotraficantes que dominam este município há 80 km de Belém.
No encerramento da festa da padroeira, no final de novembro, Dom Flávio proferiu uma duríssima homília na qual denunciou a existência de um cartel do crime, caracterizado como principal responsável pela situação de violência que atormenta a população da cidade.
Por outro lado, os recentes escândalos de violência policial ocorridos na cadeia local, especialmente a prisão ilegal, seguida de tortura e violação sexual contra a adolescente L., além de outros casos que envolvem jovens pobres e são acompanhados pelas pastorais sociais da Diocese, também podem estar na origem das ameaças contra o bispo católico.
O caso já alcançou grande repercussão pública. A vice-diretora do Programa Regional para as Américas da Anistia Internacional, Guadalupe Marengo, já enviou carta à governadora Ana Julia (PT), na qual manifesta perplexidade diante das ameaças e exige providências imediatas visando a garantia do direito e da justiça no Estado do Pará.

Nenhum comentário: