domingo, 30 de dezembro de 2007

Sarajevo ainda sangra

Sarajevo. Dos livros de história para as páginas dos principais jornais do mundo no início da década de 90, esta cidade da ex-Iuguslávia foi palco de um verdadeiro Holocausto contra a população civil, de maioria muçulmana. Milhares de mortos e feridos. Execuções sumárias. Estupros. Expulsão de dezenas de milhares de civis. Este foi o resultado da sangrenta luta sectária na qual mergulhou o pais de Tito após o colapso do socialismo real.
Passados mais de 15 anos do auge da matança, Serajevo está praticamente reconstruída, mas as cicatrizes abertas demorarão ainda muito a cicatrizar.
O drama da última Guerra dos Balcãs repercute em toda a Europa. são milhões de refugiados nas periferias das capitais dos países mais ricos. De refugiados políticos muitos - a grande maioria - permanece como refugiados econômicos. Compõem a enorme massa de excluídos e rejeitados pelo "novo" capitalismo sustentado pela financeirização especulativa.
Dois filmes, cada um a seu modo, têm como pano de fundo os reflexos da matança na ex-Iuguslavia. Valém a pena ser vistos.
"A vida secreta das palavras", da cineasta espanhola Isabel Coitex é uma ótima pedida. Realizado em 2005, traz no elenco de alto nível estrelas como Tim Robbins e Sara Polley. O drama, magnificamente realizado, mostra o quanto os traumas - individuais ou coletivos - custam a cicatrizar.
Já o thriller "Invasão de domícílio", produção inglesa de 2006, tangencia o tema, que permanece latente na relação conturbada entre um arquiteto de sucesso (Jude Law) e a refugiada bósnia (Juliete Binoche).
Para quem não tem disposição de pegar chuva nos balneários, eis duas boas sugestões de filmes em DVD. Diversão e reflexão garantidas.

Nenhum comentário: