quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Nenhum passo atrás

A temperatura na cúpula militar chegou no nível máximo. Os comandantes do Exército e da Aeronáutica ameaçam pedir demissão se o presidente Lula não determinar a revisão de trechos do Plano Nacional de Direitos Humanos 3, lançado oficialmente dia 23. Os ministros militares se insurgem, em especial e não por coincidência, contra o eixo norteador 6 (Direito à Memória e à Verdade), não admitindo que seja criada uma "Comissão da Verdade" para identificar o destino dos desaparecidos do regime militar e nem que se proíba a denominação de prédios, ruas, praças ou quaisquer outros logradouros públicos em homenagem aos que cometeram crimes durante a ditadura.
O presidente Lula, mais uma vez, vacila. Pressionado, ensaia uma tal "formula de conciliação", que no caso específico significa acatar a chantagem dos militares e do ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Diante do impasse, o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), ameaça pedir o chapéu. Ele é um homem honrado. É é de honra exatamente do que se trata.

Nenhum comentário: