sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Dialética do dia que abalou o mundo

"...Quarta-feira, 7 de novembro de 1917, (...)

A sessão extraordinária do Soviet de Petrogrado terminara naquele momento. Fiz Camenev parar. Pequeno, movimentos vivos, quase sem pescoço, Camenev traduziu-me rapidamente para o francês a resolução que acabara de ser aprovada:
" O Soviet dos Deputados Operários e Soldados de Petrogrado saúda a Revolução vitoriosa do proletariado da guarnição de Petrogrado. Ao mesmo tempo, deseja salientar, em particular, a união, a organização, a disciplina e a cooperação admiráveis das massas, durante a sublevação. Poucas revoluções venceram com tão pouco derramamento de sangue, venceram tão rapidamente e de maneira tão completa.
" O Soviet declara que está firmemente convencido de que o Governo Soviético Operário e Camponês, que vai ser criado pela Revolução e que assegura a aliança entre o proletariado das cidades e as massas camponesas pobres, entrará no caminho que conduz ao socialismo, uma vez que o socialismo é a única maneira de eliminar para sempre a crise, a miséria e os terríveis horrores da guerra (...)."

John Reed (1876-1920). Dez dias que abalaram o mundo (p. 128-129)

Nenhum comentário: