sábado, 13 de março de 2010

Dialética dos filhos da Mãe Terra

"A terra foi criada com o auxílio do sol e deveria ser deixada como está... O campo foi feito sem linhas de demarcação e não compete ao homem demarcá-lo... Vejo os brancos por toda a parte buscando riquezas, e vejo que querem nos dar terras sem valor... A terra e eu somos uma coisa só. A medida da terra e a medida de nossos corpos é a mesma. Digam-nos, se puderem, que o Poder do Criador os enviou para falar conosco. Vocês talvez pensem que foram enviados para fazer de nós o que bem entenderem. Se eu achasse que foi o Criador quem os mandou, consentiria que vocês têm direitos sobre mim. Não interpretem mal meus sentimentos de amor à terra. Eu nunca disse que a terra era minha para fazer com ela o que quisesse. O único com direito a dispor da terra é aquele que a criou.
O que exijo é o direito de viver em minha terra e lhes concedo o privilégio de viverem na de vocês."

Hin-mah-too-yah-lat-kekht ou Trovão-das-Alturas-Sublimes-da-Montanha, chefe da orgulhosa tribo dos Nez Percé (Nariz Furado), respondendo à investida do homem branco (Estados Unidos, final do século XIX).

Transcrito de Pés Nus Sobre A Terra Sagrada (L&PM, 3a edição, 1996, p.46).

Nenhum comentário: