quinta-feira, 4 de março de 2010

A ditadura global

A defesa da liberdade de expressão virou estandarte nas mãos dos proprietários da grande mídia.
Algum desavisado pode até engolir esse discurso oportunista, mas vai estar comprando gato por lebre.
A Rede Globo e suas telenovelas são um bom exemplo de como se dissemina o ódio, o preconceito e uma visão de mundo que interessa apenas aos de cima sem qualquer perspectiva de controle. Aliás, é de controle e fiscalização que os barões da imprensa fogem e se pelam de medo.
Com a palavra, o jornalista e escritor José Arbex.

6 comentários:

ALMIR ROCHA disse...

É por esta resposta da rede globo ao ICArabe é que nos cerificamos que as telenovelas são realizadas para o público TOTALMENTE IDIOTA, sem condições de raciocínio e opinião, aceitando tudo que ela prdoduza sem questionamento.
Certamente essa situação colocada pelo ICArabe passaou despercebida para todos os novelistas.
Ainda bem que não me passa pela cabeça assistar a REDE DOS BOBOS

Anônimo disse...

A Globo,manipuladora como é, justifica qdo lhe convém que novela é ficção e a população "sabe" disso. Mas quando é do seu interesse (sempre) utiliza as telenovelas para transmitir as suas "verdades absolutas", inclusive influenciar nas eleições. É uma emissora nojenta, hipócrita, cínica,canalha e canastrona!!!!

Anônimo disse...

Com todos os erros, defeitos e imperfeições, a liberdade de expressão é um dos pilares da democracia plena e da liberdade.
Falar de controle e fiscalização da mídia e da liberdade de expressão remete inevitavelmente aos "paraísos" castrista-chavistas-bolivarianos.
Não, não mesmo a essas "maravilhas" onde só vale o pensamento oficial e os que ousam divergir são "suicidados".

Aldenor Jr disse...

Não, caro anônimo das 13:05, a liberdade de expressão não remete ao que você ironicamente denomina de "paraísos".
O que não se pode negar - e a história está aí para ser lida sem viseiras - é que nas sociedades subordinadas ao capital - sob as mais diferentes formas - é impossível usufruir da verdadeira liberdade humana.
Vigora, isto sim, a liberdade para explorar e extrair as mais-valia.
Ensinamento bem antigo, mas dramaticamente atual.
Continue sendo bem-vindo a estas páginas feitas para deflagrar o bom debate de ideias.

Anônimo disse...

Liberdade de expressão, para o astuto anônimo das 13:05, é a liberdade do monopólio da comunicação, é a liberdade de esconder ou ignorar aquilo que não interessa aos grupos donos dos meios de comunicação, é a liberdade de mentir - como a Globo e a Liberal quando mostraram "jornalistas" reféns do MST, fato depois confessadamente inventado pelo "repórter" da TV Liberal, que nem a Globo nem a Liberal corrigiram. o anônimo que cita com horror os "paraísos castristas-chavistas-bolivarianos", aceita bovinamente a ditadura desavergonhada da Globo e sente-se no paraíso da democracia. Ou seja, é absolutamente pobre de espírito.

Anônimo disse...

Caro poster,
primeiramente, grato por aceitar o bom debate de idéias, numa boa, sem necessidade de desqualificar a opinião divergente nem adjetivar com prejulgamento falso o comentário.

Já o nobre anônimo 23:09 despeja um ranço absolutamente desmedido, destilando seu incontido horror à divergência de opiniões.
Ainda assim, não devo nem posso afirmar que seja um fanático simpatizante apaixonado seguidor da "liberdade controlada" cubano-bolivariana.
Não, não mesmo.
Quem sabe ele não é apenas mal informado ou acredita em contos de fadas?
Em tempo: ele, acho, se esqueceu de falar das maravilhas da liberdade humana nos regimes que ama.