segunda-feira, 1 de março de 2010

O guardião

Quem contou esta história foi o próprio José Mindlin (Uma vida entre livros, Edusp/Companhia das Letras, 1997). Com apenas seis meses de vida, em setembro de 1914, ele, seus pais e seus irmãos, quase têm suas vidas ceifadas quando o navio "Voltaire", de bandeira inglesa, foi posto a pique por um barco de guerra alemão na costa do Pará. Era os ecos furiosos da Primeira Grande Guerra. Foi isso que fez o pequeno José, filho de emigrantes russos, aportasse pela primeira vez em Belém do Pará, cidade que ainda vivia seus luminosos tempos da riqueza que o ciclo da borracha propiciava (para poucos, evidentemente).
Ontem, 28, Mindlin encerrou sua longeva existência. Para este amante da cultura, que dedicou sua vida inteira à preservação de verdadeiros monumentos que a inteligência humana criara nos últimos séculos, a morte física está longe de representar um ponto final.
Antes, muito pelo contrário. Foi dele e de sua esposa, falecida em 2006, a iniciativa de doar todo o seu extraordinário acervo de milhares e milhares de livros à Universidade de São Paulo (USP), para a criação da biblioteca Brasiliana, um projeto de vanguarda que está em plena implantação.
Só este gesto já garante sua perenidade. Que sirva de exemplo e de espelho num país tão carente de personalidades desta estatura.

4 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim um empresário que não é um demônio, né não, rapaz?

Aldenor Jr disse...

Anônimo das 10:36,

Não sou especialista em demonização. Muito ao contrário.
José Mindlin era uma exceção, honrosa, mas exceção em termos do empresariado brasileiro.
Reconhecer este fato me parece lógico. Não é?

Anônimo disse...

Nem sempre é. Para gente da extrema esquerda brasileira, empresário, só por ser empresário, já está errado. Para esses, "dono dos meios de produção" é sinônimo de Satanás e "mais-valia" significa danação e fogo do inferno.

Anônimo disse...

Por acaso mais-valia é algo a se aplaudir? Ser dono dos meios de produção é justo? Explique-se, anônimo da extrema direita.