quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Vale-Destruição

Aconteceu como era esperado. O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) aprovou ontem, a Licença Prévia (LP) para a construção da Usina Termelétrica da Vale, no distrito indistrial de Barcarena (123 quilômetros da capital). Prevaleceu a chantagem de Roger Agnelli que havia condicionado a liberação imediata da licença à manutenção dos projetos de expansão dos negócios da empresa no Pará, inclusive a prometida siderúrgica em Marabá.
Não por coincidência, os únicos votos contrários partiram dos representantes do Ministério Público Estadual e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), convencidos dos enormes impactos socioambientais envolvidos na implantação da usina a carvão mineral, tecnologia suja e de altíssimo risco às populações locais e ao frágil equilíbrio da região.

2 comentários:

Anônimo disse...

Governo rastejante esse!

Cláudio

Anônimo disse...

e o secretário de Meio Ambiente ainda tem a cara de pau de dizer em rede nacional que as ações da usina serão controladas e fiscalizadas pela Sema. De que forma? Da mesma que foi liberada a licença. Faz-me rir!!!!
Barcarena ou Cubatão paraense? Não sei mais nem o que pensar. é a volta à idade média, energia a carvão mineral.