sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cães de Aluguel

Nada mais impróprio que denominar de "justiceiro" aquele que executa a sangue frio, dando cabo à sentença emanada das turbas que espancam, torturam e mutilam nas vielas das inseguras periferias de Belém. Na verdade, esses pistoleiros são a antítese da Justiça. Estão do lado do crime e da barbárie, exatamente como criminosos são muitas vezes suas vítimas, o que não autoriza, de forma alguma, que sejam exterminados sem piedade.
Essa última chacina, que vitimou dois adolescentes no Conjunto Satélite, deve ter o mesmo destino de tantas outras: a mais escandalosa impunidade.
A polícia não se esforça por desvendar esses crimes, dando a cobertura oficial à matança. Até que as milícias, formandas não raro por policiais, alcancem o grau de autonomia e organização para serem, elas mesmas, fonte do terror contra os cidadãos de bem. E tudo isso sob o olhar bovino das autoridades que juraram defender o Estado de Direito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas o nó górdio da questão está exatamente aí: as milícias em sua maioria, são formadas por policiais, na ativa, que vai combatê-las?

Paraense disse...

E policial criminoso é bandito estruturado: com viatura e arma oficial, além da merreca no final do mês. Nada mais desesperador do que esperar segurança pública no Pará. Só nos resta apelar: Oh, meu Deus, se vc existe intervenha, mas faça isso logo ou nao sobrará pedra sobre pedra. Acho isso menos desola(dor).