quarta-feira, 22 de julho de 2009

A vaca está indo para o brejo

De uma só penada, a Justiça Federal de São Paulo tornou indisponíveis 25 fazendas e cerca de 450 mil cabeças de gado da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. Foi um golpe profundo nos negócios deste grupo que há algum tempo saiu das páginas sociais e de economia diretamente para rechear o noticiário de crimes de colarinho branco.
Só mesmo no Pará, onde as possessões de Dantas envolveriam algo como 43 fazendas e 800 mil hectares - a grande maioria fruto da mais descarada grilagem de terras públicas -, um cidadão com esta folha corrida ainda é tratado como um vice-rei, recebendo salamaleques e rapapés por parte de uma elite que não consegue esconder sua natureza de total subserviência diante do que vem do alto e de fora, não necessariamente nesta ordem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sendo que o servo mais fiel é o presidente da Faepa, um agricultor do asfalto especializado em defender todos os crimes do agronegócio, sendo por isso homenageado pelas classes empresariais como o "empresário do ano".