terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Caminhos Cruzados

O diabo, como todos estão carecas de saber, mora mesmo é nos detalhes.
Um minúsculo equipamento, pesando sabe-se lá quantas gramas, pode levar o barco a pique. Incrível? Mas pode ser verdade.
Bastou apenas uma operação de busca na casa de altos executivos da Camargo Corrêa destampar um caldeirão contendo relações perigosas envolvendo governantes de distintas legendas e os milionários interesses da mega-empreiteira para que o pânico se instalasse no andar de cima. Tudo porque no meio dos equipamentos apreendidos estava um singelo Pen Drive. E dentro desta pequena peça da nanotecnologia, algumas anotações e planilhas profundamente comprometedoras.
Puxando o fio da meada, policiais e procuradores federais foram descobrindo nomes, sobrenomes e muitos números, indicando um intrincado labirinto por onde circularam milhões de reais sangrados dos cofres públicos.
Até aí não chega a ser uma história muito inédita. O que desperta atenção, porém, é o suposto envolvimento do governo petista do Pará e de seus - à época - aliados do PMDB. Estão todos lá, com riqueza de detalhes, como beneficiários de pagamento de propina, na proporção de 5% e de 3% respectivamente, pela liberação de restos a pagar do não menos suspeito pacote de obras de construção de cinco hospitais regionais no interior paraense, levados a cabo, na quase totalidade, durante o governo de Simão Jatene (PSDB).
É aí que surge a emblemática conta secreta em Taiwan, em nome de uma certa Tiger Information. Esses tigres, convenhamos, podem ser bem reais. Eles sobrevivem apenas com uma boa e farta ração de papel moeda.
Com o inquérito suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), talvez jamais se descubra a verdade. Uma pena, sem dúvida.



Nenhum comentário: