terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Memória de fogo - Os primeiros embates

"1617 - 1618

Desbarata o Capitão-Mor Francisco Caldeira a sublevação das aldeias do Cajú, e de Mortigura*, vizinhas da Cidade**, e o sertão do Iguapé, tudo residência dos Topinambazes, mandando sobre eles o Sargento-Mor Botelho da Vide, e os Capitães Alvaro Neto e Gaspar de Freitas Macedo. Novamente se vê necessitado a bater os Topinambazes: ordena ao alferes Francisco de Medina que marche contra eles, que se acham formados em corpo no rio Guamá em sítio acomodado à defesa. O dito oficial os ataca de modo que poucos se isentaram dos seus duros golpes".


Antonio Ladislau Monteiro Baena ("Moço Fidalgo da Imperial Caza, Cavalleiro da Ordem Militar de S. Bento de Aviz, Sargento Mor e Commandante que foi do Corpo de Artilheria de Linha da referida Província, e Professor da sua Escola Militar, &ct.). Compêndio das Eras da Província do Pará (1838; 1967, Universidade Federal do Pará).


* Atual Vila do Conde

** "É a baía que hoje chamam de Marajó; e quanto ao Iguapé e Cajú é verosímil que sejam passagens vizinhas à baía" (nota original do autor).

Nenhum comentário: