sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Cães de Aluguel

As tenebrosas relações das forças armadas colombianas com os paramilitares vinculados ao tráfico de drogas, com apoio integral e dinheiro farto fornecidos pelos Estados Unidos, não são propriamente um segredo. Há muito tempo que a guerra suja e sangrenta patrocinada por Washington vem sendo contada pela imprensa e por entidades humanitárias. Agora, uma parte importante desse capítulo brutal veio à luz através da desclassificação de documentos oficiais da CIA e do Pentágono.
Segundo a ONG National Security Archive, da Universidade George Washington, sediada nos Estados Unidos, o governo estadunidense tinha pleno conhecimento dos métodos criminosos aplicados pelos militares colombianos, com a sistemática matança de civis, além do uso regular da tortura e do desaparecimento forçado.
Inúmeros civis foram mortos e seus corpos "contabilizados" como sendo de guerrilheiros das Farc. Esse método foi denominado de "falsos positivos", e sua extensão e profundidade no seio do Exército colombiano conduziu a uma verdadeira "mentalidade de contagem de corpos", que prevalece até hoje.
Mais detalhes, em inglês, aqui.

Nenhum comentário: