quarta-feira, 1 de abril de 2009

Baile da Saudade

Alguns dos 200 militares que se reuniram para homenagear, com flores e placas comemorativas, a passagem dos 45 anos do golpe de 64 ainda envergam fardas e comandam tropas, tanques e mísseis. Estão na ativa e supostamente obedecem à hierarquia e à disciplina sob os mandamentos da Constituição. Entre eles, escândalo dentro do escândalo, o general Rui Catão, chefe do Comando Militar do Leste, o mais importante do país.
A presença do general da ativa é um ato simbólico. Confere um ar de sedição e de conspirata à cerimônia que, em tese, poderia até ser vista como um deleite, perverso e indigno é verdade, mas ainda assim uma espécie de tertúlia animada por um grupo de saudosos tiranetes aposentados. A maioria deles enverga lustrosos pijamas e, quando muito, impõem seu rigor militar às enfadonhas assembléias de condôminos de Copacabana.
Mas que ninguém se iluda: carregam sim, sem disfarces, o germe do fascismo e chocam, à vista de todos, o medonho ovo de serpente que tantas vezes já deixou sua marca cruel nas lanhadas costas do povo brasileiro.

5 comentários:

Anônimo disse...

Neste mesmo dia, no auditório do CCSE- UEPA, o GMSECA- Grupo Movimento Sociais, Educação e Cidadania na Amazônia,promoveu mesa redonda para debater a Criminalização dos Movimentos Sociais, um dos objetivos do evento foi marcar negativamente este aniversário.Como forma de embasar nossa pesquisa estaremos realizando neste semestre as seguintes mesas:- Movimentos Indígenas ( 30/04/2009 às 16:30h )
- Movimento Estudantil ( 29/05/2009 às 16:30h )
- Movimentos Sociais e as revoluções ( 26/06/2009 às 16:30h ).
Todas as atividades acontecerão no auditório do CCSE- Campus I da UEPA, na rua do Una com a Djalma Dutra. Se for possível fazer esta divulgação, agradecemos.

Prof. Bira Rodrigues

Anônimo disse...

As lembranças perversas da ditadura militar além das marcas são os mortos , Pais, Mães, irmãos, filhos e netos que não possuem um local para rezar e chorar por seus entes amados ...triste, onde esta lula, tarso, dirceu, aldo rabelo, ... quando a paz voltará aos nossos corações ...são noites que se vão a idade chega e a missão é a mesma, malditos estes que louvam a tirania, os assassinos se é que não possuem as mãos sujas de sangue... os ouvidos que gravaram os gritos de horror das masmorras das torturas, maldita data, maldito 64, que sejam condenados ao fogo do inferno,...malditos os que agora podem e nada fazem que ontem faziam coro nas ruas e hoje calam, lula, ana ... as suplicas são para o conforto d' alma ...

Anônimo disse...

Assim como aqui, em Cuba também há mães, pais, irmãos, enfim, entes chorando até hoje execuções de seus queridos. É bom sempre lembrar. Porque ditadura seja da direita ou da esquerda é sempre lastimável, desprezível, em qualquer ocasião. Viva a democracia.

Aldenor Jr disse...

Anônimo das 14h53,

É verdade que muitas atrocidades foram cometidas em nome das utopias de esquerda ao longo do século XX, mas isso não se confunde com o que acontece em Cuba, pequena nação caribenha há mais de 40 anos sob cruel bloqueio e agressão político-militar-diplomática.
Não deixa de ser curioso como a direita brasileira reage quando desafiada a se redimir de seu passado recente, com seus múltiplos crimes cometidos na longa noite deflagrada em 1o de abril de 1964. Sempre tenta mudar o foco e abrir o debate sobre outros temas, afins ou não com os muitos e indescritíveis pecados de suas vertentes fardada e civil.
A ferida está aí aberta, sangrando ainda. É hora de um sincero e profundo ajuste de contas com esse passado, para que os mesmo erros não se repitam.

Anônimo disse...

gostei..."dos de pijama, comandando as enfadonhas assembléias de seus condomínios, em Copacabana"...
Caro Jr, vc está cada dia, cada dia.