sábado, 4 de abril de 2009

Caçadores de índios

Após o revés no STF que reconheceu, após longa e penosa disputa, que as Terras Indígenas devem ser demarcadas de forma contínua, os modernos caçadores de índios com assento no Congresso Nacional dão novo impulso à sua guerra imoral e injusta contra os povos originários. Querem retirar do Executivo a prerrogativa de demarcar as áreas de reservas, apostando no controle que as bancadas conservadoras julgam possuir na Câmara e no Senado.
Quase ao mesmo tempo em que o ex-presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) joga a história de seu partido no lixo ao patrocinar um projeto claramente inconstitucional e abertamente contrário aos direitos indígenas, no Senado são retomadas as manobras lideradas pelo capitão do mato Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), um dos mais raivosos inimigos da integridade da Reserva Raposa Serra do Sol, que lança mão de sua antiga proposta - a PEC 38/99 -, contando com um parecer favorável do senador Valter Pereira (PMDB-MS), ativo integrante da sempre belicosa bancada ruralista.
Diante do risco iminente de que a proposta seja votada já na próxima semana diversas organizações ambientalistas e de defesa da causa indígena iniciaram uma mobilização nacional. Veja mais detalhes no site do Instituto Socioambiental.

Nenhum comentário: