terça-feira, 28 de abril de 2009

Baile sem máscaras

A prisão de dezoito integrantes da Via Campesina, fruto da ação policial realizada à mando da governadora Ana Júlia no amanhecer do último domingo, 26, em Tucuruí, sudeste do Pará, serve de emblema para se aquilatar até onde o PT e seus aliados estão dispostos a ir quando se trata de criminalizar os movimentso sociais. O elenco de crimes nos quais os ativistas estão indiciados - de sabotagem à extorsão e cárcere privado - revela a intenção intimidatória e o furor represssivo que só consegue ter paralelo no tratamento dispensado aos movimentos sociais nos anos mais sombrios do regime militar.
A diferença, visível e incontestável, é que os gendarmes da ditadura não perdiam seu tempo com a propagação incessante da lorota de que as algemas e o tacão de ferro do aparato repressivo estão, em verdade, a serviço de algum insondável projeto "democrático e popular". Eram mais sinceros. Ou menos cínicos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro poster,
vc saberia dizer em que país do planeta Terra(independente da situação política, independente de ser de esquerda ou direita, democrático ou ditatorial, socialista, comunista e/ou afins) é permitido invadir propriedades públicas, privadas e/ou assemelhados?

Nadinha de souza disse...

Caro Junior,

Embora escudada pela sigla, sabe-se, é notório, que as ações governamentais estaduais são quase nada sustentadas e apoiadas pelo conjunto do PT.
Anônimo de cima, a ocupação de terras privadas improdutivas ou usadas para atividades ilegais ou ainda lançando mão de trabalho análogo ao escravo e degradante devem ser não só invadidas como expropriadas (diferente de desapropriadas), dado a sua completa inutilidade para os interesses da sociedade de modo geral, com exceção dos paramilitares de chapelões e armamento pesado conhecidos pelo eufemismo de latifundiários. Se a lei protege propriedades assim, é hora de mudar a lei e desrespeitá-la, na sua completa ilegitimidade, é o primeiro passo para pô-la abaixo.

Marcel Campos disse...

Junior,

Concordo com o Leopoldo com relação ao distanciamento das ações governamentais com o que o PT defende em relação aos movimentos sociais, e vc sabe muito bem disso. Agora, tem hora que o Estado tem de agir. Enquanto as leis não mudam, cumpram-se. Infelizmente é assim, e vc sabe disso...ou vc não lembra dos tempos em que vc era gestor?

Abs,

Marcel Campos